Porto de Cabedelo, localizado no litoral norte da Paraíba, é agora um dos portos com a gestão mais eficiente segundo o MInfra.
O Porto de cabedelo recebeu o Prêmio Portos + Brasil, em terceira colocação no ranking da premiação, na categoria Variação da margem EBITDA pelo MInfra.
Leia também
32 Portos brasileiros participaram da premiação, porém apenas 7 portos foram premiados pelo MInfra
Totalizando 32 portos no Brasil, apenas 7 deles foram premiados pelo MInfra nessa ultima terça-feira 24. E do Nordeste, somente o Portos do Itaqui e Porto de Cabedelo, que receberam o prêmio. Premiação dos Portos é feita com base no IGAP, segundo MInfra.
Essa premiação tem como base o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP. A realização do evento ocorreu na última terça-feira 24, e a premiação foi entregue por Tarcísio Gomes de Freitas, que é o ministro da Infraestrutura – MInfra, e foi recebido pela Gilmara Timóteo, que é Diretora-Presidente da Docas/PB, durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export, no Distrito Federal.
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
- Abandono de 3 estações do metrô em SP gera revolta; entenda como milhares de paulistas foram surpreendidos com a decisão e os efeitos para a mobilidade urbana!
- Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia
A cerimonia do Porto de Cabedelo contou também com a participação do secretário executivo Marcelo Sampaio, e do secretário nacional de Portos, Diogo Piloni.
Conceito da margem EBITDA – Porto de cabedelo
A margem EBITDA é nada mais, nada menos que a abstração das áreas de finanças e contabilidade das corporações, que reflete a geração de capital de giro de uma empresa, com base nas suas atividades operacionais, foi justamente o que fez o Porto de Cabedelo ganhar.
Ele é referente a um indicador calculado que usa duas informações: o EBITDA e a Receita, sabendo-se que a formula original se divide a segunda pela primeira, assim finalizando o encontro do valor da margem. Nesse sentido, o Porto de cabedelo garante uma diminuição nos gastos e um aumento significativo na Receita, numa margem superior a 200% no ano de 2019, o tornando um dos Portos mais eficientes.