1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Por que dirigimos assim? Enquanto 70% do mundo opta por dirigir pela direita, cerca de 30% dos países, incluindo o Reino Unido, dirigem pela esquerda
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Por que dirigimos assim? Enquanto 70% do mundo opta por dirigir pela direita, cerca de 30% dos países, incluindo o Reino Unido, dirigem pela esquerda

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/05/2024 às 11:55
Por que dirigimos asssim? Enquanto 70% do mundo opta por dirigir pela direita, cerca de 30% dos países, incluindo o Reino Unido, dirigem pela esquerda
Foto: MJ/Divulgação

Descubra as origens históricas e culturais por trás do costume de dirigir pela direita em 70% dos países e pela esquerda em 30%, incluindo o Reino Unido, e como essas tradições influenciam o design dos veículos modernos.

A divisão entre dirigir pela direita ou pela esquerda remonta a séculos atrás. A escolha de cada país foi influenciada por uma variedade de fatores históricos e práticos. Por exemplo, durante a era medieval, cavaleiros europeus preferiam manter a esquerda para ter a mão direita livre para o combate. Este costume foi formalizado na Inglaterra por uma lei de Henrique VIII em 1756, estabelecendo o lado esquerdo para viagens.

Na França revolucionária, a prática foi alterada para dirigir pelo lado direito como uma forma de romper com a tradição aristocrática, que favorecia o lado esquerdo. Napoleão, um grande disseminador dessa norma, impôs a direção pela direita nos territórios que conquistou, espalhando a prática por grande parte da Europa continental.

Decisão sobre qual lado da estrada dirigir influencia diretamente o design dos veículos

O Reino Unido, mantendo-se afastado das políticas napoleônicas e valorizando suas tradições insulares, continuou a dirigir pela esquerda. Isso se estendeu aos países que estavam sob seu domínio colonial, como Índia, Austrália e Jamaica.

A decisão sobre qual lado da estrada dirigir influencia diretamente o design dos veículos. Em países onde se dirige pela direita, o volante é posicionado à esquerda do carro, permitindo que o motorista tenha uma visão clara da estrada. Nos países que seguem a norma do lado esquerdo, como o Reino Unido, o volante é colocado à direita. A disposição dos pedais e a sequência de marchas, no entanto, permanecem as mesmas globalmente.

Dirigir pela direita ou pela esquerda é mais do que uma preferência

Além do volante, outros controles dos veículos podem ser ajustados para se adequarem melhor à posição do motorista, dependendo do lado da direção. Isso inclui os controles de seta e outros comandos no volante, otimizados para operação com a mão dominante do motorista.

Dirigir pela direita ou pela esquerda é mais do que uma preferência, é uma manifestação das histórias culturais e políticas de um país. Enquanto a maior parte do mundo segue a norma da direita, influenciada pelas decisões de Napoleão, o Reino Unido e outros mantêm a tradição de dirigir pela esquerda, um legado de suas próprias histórias nacionais.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x