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Polo Petroquímico de Camaçari: retomada da produção de ureia automotiva pela Unigel

10 de julho de 2023 às 14:37
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Polo Petroquímico de Camaçari
FOTO: Polo Petroquímico de Camaçari

O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado na Bahia, desempenha um papel essencial na indústria química nacional. Nesse contexto, a Unigel, empresa líder no setor de fertilizantes nitrogenados, retomou recentemente a produção de 40 mil toneladas de ureia automotiva na fábrica do polo.

Essa retomada ocorreu devido à demanda expressiva dos clientes e tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado. A ureia automotiva é um insumo indispensável para a fabricação do ARLA 32, um reagente químico de uso obrigatório em veículos com motor a diesel, que desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Ureia Automotiva e sua importância para o ARLA 32

A ureia automotiva, também conhecida como ureia de altíssima pureza, é um componente fundamental na produção do ARLA 32. A Unigel é a única produtora nacional desse tipo de ureia, e, por isso, o abastecimento do mercado torna-se uma prioridade ambiental e logística de grande relevância.

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O ARLA 32 é um reagente utilizado em veículos com motor a diesel e tem como principal função reduzir as emissões de gases poluentes. Por meio da utilização desse reagente, é possível obter uma redução de até 60% nas emissões de gases de efeito estufa e de 80% na emissão de material particulado.

Compromisso ambiental da Unigel

A Unigel, ciente de sua responsabilidade ambiental, tem buscado cada vez mais incorporar a sustentabilidade em seus modelos de negócio. A produção e o fornecimento de ureia automotiva evidenciam esse compromisso, uma vez que contribuem diretamente para a redução das emissões poluentes.

Além disso, a utilização do ARLA 32 em conformidade com as regulamentações vigentes é uma obrigação imposta pelo PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que estabelece diretrizes para o controle da poluição causada pelos veículos automotivos.

Avanços nas regulamentações

Em 2023, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu normas ainda mais rigorosas para a utilização do ARLA 32. Todos os veículos com motores a diesel fabricados a partir de janeiro desse ano devem ser equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva).

Essa tecnologia exige um aumento no consumo de ARLA, que passa de 3-4% para algo entre 5-7% em relação ao combustível diesel utilizado. A implementação dessas novas exigências contou com o apoio integral da ABRAPA 32 (Associação Brasileira de Produtores de ARLA 32) e do mercado em geral.

Prioridade nacional

A retomada da produção de ureia automotiva no Polo Petroquímico de Camaçari é de extrema importância para o funcionamento do país, uma vez que mais de 60% da matriz de transportes do Brasil é composta por veículos rodoviários.

Portanto, o fornecimento desse insumo crítico é uma prioridade nacional que visa garantir a continuidade das atividades do setor de transportes e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente as emissões de gases poluentes.

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