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Pneus com “cabelinho” ainda confundem motoristas e vendedores: entenda por que esses filamentos aparecem e por que eles não indicam qualidade ou segurança

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 14/06/2025 às 22:22
Pneu novo com filamentos na banda de rodagem
Pneu novo exibe os característicos filamentos conhecidos como “cabelinhos”, formados durante o processo de fabricação

Apesar de parecerem sinal de qualidade ou novidade, os pequenos filamentos nos pneus novos — conhecidos como “cabelinhos” — são apenas resíduos do processo de vulcanização e não afetam desempenho, durabilidade ou segurança

Cabelinhos nos pneus: curiosidade visual ou sinal de algo mais?

Motoristas e até vendedores costumam usar os “cabelinhos” visíveis em pneus novos como argumento de qualidade ou conservação. Mas, segundo fabricantes e especialistas do setor, esses pequenos filamentos não indicam desempenho superior nem possuem qualquer função técnica. Eles surgem durante o processo de vulcanização e são subprodutos da fabricação industrial.

A fabricante Bridgestone esclarece que esses filamentos são formados por sobras de borracha que escapam por canais de ventilação do molde, enquanto o pneu é moldado sob alta pressão e temperatura. Esses canais servem para evitar bolhas de ar e garantir o preenchimento correto do molde durante a produção.

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Embora visíveis na banda de rodagem, os filamentos não comprometem a segurança nem a durabilidade do produto. Eles tendem a desaparecer naturalmente conforme o pneu entra em contato com o solo nos primeiros quilômetros de uso.

Na internet e em revendas de veículos usados, circulam teorias de que a presença desses “pelinhos” indicaria boa aderência, silêncio na rodagem ou balanceamento ideal. Outras versões ainda afirmam que a resistência para arrancá-los seria prova de borracha de alta qualidade. Contudo, essas ideias são mitos populares sem fundamento técnico.

Segundo um vídeo publicado no canal Instante Volante, esses filamentos são chamados internacionalmente de vent spews ou nippers, e têm sido eliminados por algumas fabricantes. A Continental, por exemplo, já utiliza tecnologia para removê-los logo após a vulcanização, alegando que eles prejudicam a performance acústica dos pneus ao causar pequenas turbulências no fluxo de ar.

YouTube Video

Tecnologia moderna tende a eliminar os filamentos

Com a evolução dos processos industriais, diversas marcas já adotaram moldes que evitam ou eliminam completamente a formação desses filamentos. Isso mostra uma tendência de padronização no acabamento e redução de ruídos. Ainda assim, sua presença em pneus novos não deve ser motivo de preocupação por parte do consumidor.

Conforme divulgado pela Bridgestone e reforçado por conteúdos especializados como o canal Instante Volante, a presença ou ausência desses “cabelinhos” não interfere em qualquer aspecto funcional do pneu. O que realmente importa para avaliar a qualidade de um pneu é observar a data de fabricação, especificações técnicas e histórico de uso.

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Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar adquirida no Exército Brasileiro e experiência nas áreas de gestão administrativa e logística, com atuação no setor industrial, especialmente na indústria cervejeira. Participei do programa Empretec (SEBRAE), voltado à formação de empreendedores com foco em inovação, e sou capacitado em Gestão Financeira, com ênfase em controle orçamentário e apoio à tomada de decisões estratégicas. Escrevo artigos voltados a assuntos militares, energia, inovação, defesa, ciência, tecnologia, segurança e geopolítica, com ênfase em conteúdos acessíveis para os setores de Petróleo, Gás e Energia. Sugestões de pauta ou contato institucional: fa06279@gmail.com

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