A RAM apresenta sua nova picape elétrica, a 1500 Ramcharger, com uma promessa ousada de liderança no mercado. Este veículo robusto oferece uma potência impressionante de 654 cavalos e promete uma autonomia superior a 1.000 quilômetros.
A RAM revelou oficialmente a nova RAM 1500 Ramcharger. A Stellantis decidiu ganhar destaque se diferenciando do resto da indústria e oferecer uma picape elétrica de longo alcance, ou EREV, com extensor de autonomia, um veículo elétrico que não é zero emissão ao rodar.
Picape RAM 1500 Ramcharger entrega até 654 cavalos
No comunicado oficial, a Stellantis informa que a picape conta com uma autonomia elétrica ilimitada de bateria. E a configuração de trem de força é parecida com o que já vimos com o BMW i3 na versão Range Extender, entretanto, aqui as especificações são bastante avantajadas.
O módulo de propulsão elétrica dianteira (EDM), como a RAM chama, entrega 250 kW (335 cavalos) e o traseiro adiciona mais 238 kW (319 cavalos) à mistura para uma potência combinada de 654 cavalos e 85 kgfm de torque, possibilitando acelerar de 0 a 96km/h em 4,4 segundos.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
Enquanto a versão elétrica a bateria da Picape RAM 1500 ramcharger vem com uma opção de bateria de 168 ou 229 kWh, a variante com extensor de autonomia demanda uma bateria menor, de 92 kWh. Quando esta está vazia, ou o motorista deseja economizar energia para outra hora, um Pentastar V6 de 3,6 litros é acionado.
Este fornece à picape elétrica 130 kW de eletricidade através de um gerador. A eletricidade também pode ser utilizada para fornecer mais energia ao sistema de propulsão do que a bateria pode fornecer em condições de uso mais intensa.
Picape elétrica entrega autonomia de 1.110 km com apenas uma carga
Entretanto, o motor V6 não pode mover as rodas diretamente. O motor a combustão foi adaptado para a tarefa de acionar o gerador. Este é instalado de forma particularmente compacta para que o EDM dianteiro ainda caiba sob o capô.
O gerador também é montado diretamente no motor. A bateria pode ser carregada com até 145 kW em um ponto de carregamento de 400 volts DC, o suficiente para adicionar 80 km de autonomia em 10 minutos.
Segundo a Stellantis, a autonomia declarada da Picape RAM 1500 Ramcharger declarada é de até 690 milhas, ou seja, nada menos que 1.110 km. Isso provavelmente se refere à soma da autonomia da bateria e do alcance do extensor de autonomia. Para se ter uma ideia, a picape elétrica a bateria da montadora oferece uma autonomia de 800 km com a bateria grande, ambas, é claro, de acordo com o padrão americano EPA.
Picape RAM 1500 Ramcharger pode rebocar até 6,4 toneladas
Com base na plataforma STLA-Frame, a picape elétrica conta com suspensão traseira multilink e supensão a ar como item de série. Essa última oferece cinco modos de condução diferentes: entrada/saída, normal, aero, off-road 1 e off-road 2.
Há desconexão automática da roda no eixo dianteiro, que permite que as rodas dianteiras girem livremente em determinadas condições, maximizando assim a eficiência. O segundo EDM está posicionado no eixo traseiro e conta com um diferencial de eixo traseiro com bloqueio eletrônico. A capacidade máxima de reboque é de 6,4 toneladas e a carga útil é de até 1,2 toneladas.
A Picape elétrica está preparada para a função de carregamento bidirecional. Isso significa que outro carro elétrico pode ser carregado com até 7,2 kW ou a eletricidade pode ser enviada para a rede ou outros dispositivos externos. A montadora ainda não divulgou os preços,versões ou data de lançamento, mas já abriu reservas para a picape elétrica com extensor de autonomia.