Stellantis e parceira chinesa planejam lançar o carro elétrico mais barato da Europa em 2024.
A Stellantis, gigante do setor automotivo, possui 16 marcas em seu portfólio, incluindo Fiat, Jeep e Dodge. Agora, a empresa busca tornar os carros elétricos baratos mais prontamente disponíveis com um pouco de ajuda de um novo parceiro chinês chamado Leapmotor.
Stellantis investe bilhões de dólares em carro elétrico popular
Após um investimento de US$ 1,6 bilhão, a Stellantis contará com uma participação acionária de 20% na empresa controladora da Leapmotor, e as duas criarão uma joint venture que exportará os carros elétricos da fabricante chinesa para outras partes do mundo.
A nova empresa, que recebeu o nome de Leapmotor International, será incorporada na Holanda e o primeiro mercado a receber os veículos elétricos da China com preço acessível será a Europa, com outros programados na sequência, de acordo com a declaração na conferência de resultados financeiros do 3º trimestre do grupo.
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Resumindo, os Estados Unidos poderão finalmente ter um carro elétrico barato, mas avançado em termos tecnológicos, devido ao mais recente investimento bilionário da Stellantis. Entretanto, até que isso aconteça, teremos que esperar para ver como os carros da empresa chinesa se sairão no Velho Continente, onde já há alguns modelos elétricos de baixo custo por menos de US$ 25 mil no mercado.
De fato, a Citroën, que faz parte da Stellantis, revelou recentemente o novo e-C3 produzido na Europa, que custa a partir de US$ 24.500. Há também o Dacia Spring, produzido na China pela empresa rival Renault, que custa a partir de US$ 24 mil na lista de carros elétricos baratos, desta forma, será interessante ver como o grupo automotivo definirá o preço de seu carro elétrico popular que importará para a Europa.
Qual é o modelo mais barato produzido pela chinesa?
O carro elétrico popular mais barato produzido pela Leapmotor, o pequeno T03 que mede apenas 3.619 mm de comprimento, começa em aproximadamente R$ 54.500 na China, antes das tarifas e do imposto sobre valor agregado específico do país, desta forma, há alguma margem de manobra, pelo menos à primeira vista.
A empresa chinesa produz o sedan C01 e o SUV C11, mais caros, juntamente com suas versões de autonomia estendida (EREV), desta forma, ainda não se sabe como a Stellantis comercializará esses carros chineses no Velho Continente, especialmente se for levado em consideração como a Leapmotor se concentrou no mercado de médio a alto padrão em seu país de origem, de acordo com o comunicado de imprensa da própria Stellantis.
Primeiro carro elétrico popular pode chegar em 2024
O primeiro lote de carros elétricos exportados chegará aos mercados europeus em 2024, com a recém-formada joint venture tendo como meta 500 mil vendas nos mercados externos até 2030, o que deve incluir o Brasil, além de 1 milhão de carros adicionais anuais na China no longo Prazo.
A CFO da Stellantis, Natalie Knight, afirmou durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa que a nova marca tem como foco os consumidores que se preocupam com os custos, mas querem a melhor tecnologia em seus produtos, se referindo à capacidade dos veículos Leapmotor de receber atualizações over-the-air (OTA), assim como à arquitetura elétrica e eletrônica Lap 3.0 controle centralizado “Four-Leaf Clover” de sua propriedade.
Vale destacar que a Leapmotor entregou 111 mil novos carros elétricos baratos em 2022, ganhando um lugar no primeiro nível de montadoras em um mercado chinês cheio de modelos elétricos. Apesar de atualmente estar concentrada nos carros elétricos de médio a alto padrão, o Leapmotor afirma que planeja cobrir os setores A e E nos próximos três anos.