Petrobras vai leiloar navio sonda de sexta geração

Leilão

Leilão eletrônico internacional vai acontecer em setembro e Petrobras espera arrecadar até 174,83 milhões de dólares

Conforme o seu portal Click Petróleo e Gás já havia anunciado em março deste ano, a Petrobras já pretendia vender o navio sonda “Vitória 10.000”, um equipamento de sexta geração capaz de perfurar até 11430 metros e operar em lamina d’água de até 3048 metros (Ultra-profundas).
O sistema da venda será o de leilão eletrônico internacional e segundo o site da Petrobras o certame vai acontecer em setembro.

A sonda é do tipo drillship, foi construída pelo estaleiro Samsung, na Coréia, sendo batizada de Samsung 10000 e foi uma encomenda da Schahin, tendo entrado em operação em 2010.
Hoje sob o nome de “Vitória 10000”, as sonda pertence a Petrobras e tem capacidade para 199 pessoas, entre tripulantes e pessoal operacional e tem 27,8 metros de comprimento, com uma largura de 42 metros.

Avaliações da sonda

A corretora norueguesa de plataformas, Bassoe Analytics, da Bassoe Offshore, avalia a plataforma em cerca de 105 a 116 milhões.
Já um outro site de avaliações, o VesselsValue, cotou o equipamento da Petrobras em torno de US $ 174,83 milhões. Os valores são bem abaixo de seu pico de valor de mercado de US $ 683 milhões, em 2011.

O navio sonda está atualmente ancorada perto do campo de Badejo, na Bacia de Campos e mantida em atividades de manutenção.
Segundo especialistas de mercado, se a Petrobras acenar com um contrato de afretamento para a “Vitória 10.000” com certeza a procura por compradores e os valores ofertados deverão sofrer um aumento considerável.

Segundo a Petrobras, a sonda está disponível para visitações dos interessados em participar do leilão, que tem data marcada para o dia 18 de setembro de 2019.
O período de visitações vai de 24 de julho de 2019 até cinco dias úteis antes da data do leilão.

Leia também ! Pela primeira vez no Brasil Drone é utilizado na inspeção de espaço confinado em plataforma da Petrobras !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)