1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras possui investimentos em startups internas visando ganho de valor e alavancagem dos resultados da estatal
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras possui investimentos em startups internas visando ganho de valor e alavancagem dos resultados da estatal

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/09/2021 às 23:51
Atualizado em 26/07/2024 às 08:09
Petrobras, investimentos, programa, Startups
Foto: Agência Brasil

Petrobras continua investindo em projetos de startups internas visando ganho de valor no próximos anos

Petrobras vem investindo nos últimos anos no programa Startups Internas, que pretende viabilizar inovações que foram pensadas pelos próprios empregados da estatal para a geração de valor, maximizando resultados e diminuindo os custos da estatal  

A edição atual do programa é voltada para ganhos financeiros, tendo 88 times internos que inscreveram suas propostas, porém somente 12 delas foram selecionadas nesta etapa do programa. As propostas selecionadas tinham em comum a capacidade de gerar valor à Petrobras. Esta etapa é composta por desenhos e experimentos para atestar a sua viabilidade.  

Petrobrás, Startups, investimentos, valor, programa
Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras usou, como um dos principais critérios para a escolha dos projetos, quanto aquele determinado projeto de inovação pode gerar em valor para a empresa nos anos seguintes. Os valores variaram entre R$ 50 milhões a até mais de R$ 3 bilhões. 

O programa estimula o intraempreendedorismo e revela talentos internos que pensam ‘fora da caixa’, exercendo o conceito de ‘dono de negócio’, o que me deixa muito orgulhoso como líder deste grande time”, declarou Nicolás Simone, Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras. 

Petrobras disponibiliza todo o suporte necessário

Os projetos selecionados recebem uma vasta gama de apoios para transformá-los em realidade, como suporte financeiro e tecnológico, além de mentoria com profissionais capacitados para transformá-los em realidade: “O programa de startups internas é responsável por engajar os colaboradores, acelerando a cultura de inovação dentro da companhia”, conclui Nicolás. 

A Petrobras já tinha investido em programas anteriores. O investimento da estatal já resultou em 22 startups internas, onde hoje já estão em estágio de aceleração. Um total de 9 soluções que podem ser aplicadas ao negócio também já foram criadas.  

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos