Petrobras continua investindo em projetos de startups internas visando ganho de valor no próximos anos
A Petrobras vem investindo nos últimos anos no programa Startups Internas, que pretende viabilizar inovações que foram pensadas pelos próprios empregados da estatal para a geração de valor, maximizando resultados e diminuindo os custos da estatal
A edição atual do programa é voltada para ganhos financeiros, tendo 88 times internos que inscreveram suas propostas, porém somente 12 delas foram selecionadas nesta etapa do programa. As propostas selecionadas tinham em comum a capacidade de gerar valor à Petrobras. Esta etapa é composta por desenhos e experimentos para atestar a sua viabilidade.
A Petrobras usou, como um dos principais critérios para a escolha dos projetos, quanto aquele determinado projeto de inovação pode gerar em valor para a empresa nos anos seguintes. Os valores variaram entre R$ 50 milhões a até mais de R$ 3 bilhões.
-
Vallourec lança nova tecnologia para evitar incrustações em colunas de produção de petróleo offshore da Petrobras e aumentar eficiência na exploração
-
Cientistas alertam: vazamento de petróleo na Margem Equatorial pode ser pior que o desastre da Deepwater Horizon e devastar Amazônia e oceanos
-
CNPE aprova diretrizes para prorrogação de contratos de partilha de petróleo e gás — investimento e previsibilidade no setor energético
-
Preço do petróleo cai em meio a negociações da Opep+ e incertezas sobre paralisação do governo dos EUA
“O programa estimula o intraempreendedorismo e revela talentos internos que pensam ‘fora da caixa’, exercendo o conceito de ‘dono de negócio’, o que me deixa muito orgulhoso como líder deste grande time”, declarou Nicolás Simone, Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras.
Petrobras disponibiliza todo o suporte necessário
Os projetos selecionados recebem uma vasta gama de apoios para transformá-los em realidade, como suporte financeiro e tecnológico, além de mentoria com profissionais capacitados para transformá-los em realidade: “O programa de startups internas é responsável por engajar os colaboradores, acelerando a cultura de inovação dentro da companhia”, conclui Nicolás.
A Petrobras já tinha investido em programas anteriores. O investimento da estatal já resultou em 22 startups internas, onde hoje já estão em estágio de aceleração. Um total de 9 soluções que podem ser aplicadas ao negócio também já foram criadas.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.