Petrobras inicia procedimento de nomeação do novo presidente da estatal

Petrobras inicia procedimento de nomeação do novo presidente da estatal

dezembro 14, 2018 Off Por Paulo Nogueira

A Petrobras recebeu uma carta de seu acionista controlador com a indicação do presidente e membro do conselho de administração da empresa

A Petrobras disse na quinta-feira que o economista Roberto da Cunha Castello Branco está oficialmente para presidente da empresa e membro do conselho. “A indicação deverá ser submetida aos procedimentos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo de sucessão da companhia, com avaliação do Comitê de Nomeação, Remuneração e Sucessão, e do conselho de administração e, posteriormente, pelo assembléia geral de acionistas ”, disse a empresa.

Castello Branco ocupou cargos de gerência no Banco Central e na mineradora Vale. Após deixar a mineradora, foi membro do conselho de administração da Petrobras entre 2015 e 2016. Branco também atuou como diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Branco é o quinto CEO da Petrobras desde 2015. O CEO anterior da empresa deixou o cargo por várias razões, principalmente acusações de corrupção e protestos.

O presidente anterior, Ivan de Souza Monteiro, anunciou em 19 de novembro que deixaria a empresa em 1º de janeiro de 2019.

Monteiro assumiu o cargo em junho de 2018, após a renúncia de Pedro Parente do cargo devido a protestos generalizados de caminhoneiros no Brasil, contestando a política de fixação de preços de combustível da Petrobras.

Parente foi nomeado em 2016 pelo presidente interino do Brasil, Michel Temer. Ele substituiu Aldemir Bendine, que assumiu o cargo em fevereiro de 2015, após a renúncia de Maria das Graças Silva Foster, em meio a acusações de corrupção.

Ela foi nomeada CEO em 2012, como a primeira CEO da Petrobras, assumindo o lugar do economista baiano José Sergio Gabrielli de Azevedo, que detém o recorde de mais tempo no cargo de CEO da Petrobras, com seis anos e sete meses de mandato.