1. Início
  2. /
  3. / Petrobras deverá divulgar proposta comercial para serviços de MPD
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras deverá divulgar proposta comercial para serviços de MPD

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 21/11/2019 às 16:32

Sem categoria

Petrobras abrirá propostas comerciais para prestação de serviços de MPD
Plataforma offshore

Novo contrato para serviços de Managed Pressure Drilling será aberto pela Petrobras no próximo dia 05 e deve estimular fornecedores

Para atender demanda de serviços de Gerenciamento de Pressões de Poços na Superfície (Managed Pressure Drilling – MPD), a Petrobras abre no próximo dia 05/12 propostas comerciais para prestação de serviços relacionados ao desenvolvimento dessa técnica. O período do contrato será de 540 dias, com prazo de mobilização de 120 dias. Veja também que a 17ª Rodada de Licitações de Campos Offshore é autorizada pelo Governo.

Atualmente, a estatal tem pelo menos dois contratos envolvendo atividades de MPD que estão em vigor. Um para desvio de fluxo no riser com a Weatherford, no valor de US$ 82 milhões e término em maio de 2020, e outro com a Halliburton, no valor de R$ 35 milhões e término em fevereiro de 2020.

A Petrobras explica no edital que durante a operação de perfuração de regiões com espessas camadas de sal, em intervalos com problemas HPHT (isto é, alta pressão e temperatura) ou de longos trechos horizontais, geralmente ocorre um aumento da pressão no fundo do poço, o que pode ocasionar problemas operacionais e, consequentemente, tempos não produtivos.

Por isso, a indústria tem focado no desenvolvimento de técnicas de Managed Pressure Drilling, as quais se propõe a realizar o gerenciamento das pressões no fundo do poço, tendo como objetivo reduzir o número de paradas devido aos problemas de poço e diminuir consideravelmente o tempo não produtivo.

Veja mais

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos