1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras deve retomar vendas de combustível de avião após investigação da ANP
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras deve retomar vendas de combustível de avião após investigação da ANP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2021 às 11:57
Petrobras - ANP - combustível
Combustível de avião

A notificação da ANP veio após a Petrobras suspender a comercialização do combustível de avião

A Petrobras e a BR Distribuidora receberam uma notificação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na qual está relacionada a um processo investigativo sobre a comercialização de combustível de aviação (GAV) considerada como fora dos padrões de especificação no Brasil. O processo se deu após a BR suspender comercialização do combustível para seus clientes diretos e revendedores, na quarta-feira, já com suspeita de que havia alguma adulteração no produto destinado a aviões de pequeno porte.

Leia também

A BR distribuidora foi notificada pela ANP ainda na quarta-feira (3). Já a Petrobras foi notificada no dia seguinte

As duas companhias têm poucas horas para prestar esclarecimentos. A ANP informou que a Petrobras foi mais uma vez notificada ontem, sexta-feira (5), para que forneçam quaisquer dados adicionais sobre a movimentação e a qualidade do volume de GAV que foi produzido fora do que manda a legislação e comercializado pela Refinaria Presidente Bernardes, localizada em Cubatão/SP.

Os técnicos da agência estão na refinaria desde a quarta-feira investigando o ocorrido, e já coletaram amostras do combustível para análise em laboratório. A Refinaria Presidente Bernardes é a única a produzir gasolina de aviação no Brasil.

“A ANP está atuando junto a todos os agentes econômicos que operam no suprimento da GAV para garantir o abastecimento e a segurança na utilização do produto”, disse a agência em nota divulgada durante a semana.

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, foi criada em 1997, por intermédio da Lei n º 9.478. A ANP é o órgão que regulamenta as atividades atribuídas as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil. A agência está em campo atuando desde 14 de janeiro de 1998.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos