Petrobras consegue prorrogação do prazo para vendas de suas refinarias e ativos de gás

Roberta Souza
por
-
03-05-2021 16:09:01
em Refinaria e Termoelétrica
Petrobras – refinarias – gás Refinaria da Petrobras/ Fonte: Valor Econômico

O CADE concedeu à Petrobras uma prorrogação nos prazos de venda de suas refinarias e ativos do mercado de gás natural

A Petrobras ganhou mais um prazo para realizar as vendas de suas refinarias e ativos do mercado de gás natural. A prorrogação foi concedida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), na última quarta-feira, dia 28. Em nota, o conselho informou que os desinvestimentos da estatal precisam ser realizados ainda neste ano.

Plano de desinvestimentos da Petrobras

As vendas dos ativos do mercado de gás natural e das refinarias fazem parte das obrigações da Petrobras em um acordo firmado com a autarquia, que tem como propósito realizar a atração de novos investidores e estimular a competição nos mercados das refinarias e gás natural.

O CADE afirmou que, diante do andamento do processo de desinvestimento (para atender a eventual demanda) e da conjuntura econômica proporcionada pela pandemia, a Petrobras fez a solicitação de readequação do cronograma de vendas.

Vendas de refinarias e ativos de gás da estatal

No novo cronograma, a Petrobras deve vender os seguintes ativos até 31 de julho: a Refinaria Isaac Sabbá, Refinaria Alberto Pasqualini e Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo. Até o dia 30 de outubro, a Petrobras terá que vender os ativos da Unidade de Industrialização de Xisto, a Refinaria Abreu e Lima e a Refinaria Gabriel Passos. Já a Refinaria Presidente Getúlio Vargas deverá ser vendida até o fim deste ano.

A Petrobras vendeu, na última semana, sua participação na NTS (Nova Transportadora do Sudeste S.A.) por R$ 1,8 bilhão. Nesse ativo, a estatal tinha até o dia 30 para realizar a venda de sua participação remanescente, que era de 10%.

Para alienar o patrimônio indireto da estatal na distribuidora, por meio da venda de suas ações na Gaspetro, ou buscando vender as ações da Gaspetro, a empresa terá de vender suas ações até 30 de junho. Pelo acordo original, a Petrobras deveria vender as refinarias e suas participações na Nova Transportadora do Sudeste e na Gaspetro até o final do ano passado.

O CADE destacou que o prazo para finalização e efetivação das vendas de refinarias e ativos de gás permanece o mesmo para todos os negócios: 31 de dezembro de 2021.

Veja ainda:

Petroleiros confirmam greve para hoje (03) em plataforma de petróleo da estatal

De acordo com informações da Federação dos Únicos Trabalhadores do Petróleo (FUP), petroleiros da Petrobras irão fazer uma nova greve nesta segunda-feira (3). Durante a pandemia de covid-19, os petroleiros estão mobilizando as condições de trabalho na Petrobras. De acordo com o “Boletim de Monitoramento”, mais de 6.000 funcionários foram infectados pelo vírus da Covid-19.

Segundo a FUP, a eclosão do covid-19 na plataforma de petróleo da Petrobras pode desencadear uma nova rodada de greves dos petroleiros na segunda-feira (03). Segundo dados da ANP, só no mês de abril, mais de 500 petroleiros foram contaminados a bordo.

Paradas de manutenção em refinarias da Petrobras vem causando grandes aglomerações

A Petrobras continua mantendo as paradas de manutenção em suas refinarias e ativos de gás em todo o Brasil. Durante os serviços das refinarias, milhares de terceirizados foram contratados em diversas localidades, aumentando, assim, o número de trabalhadores infectados pela Covid-19 durante o serviço. De acordo com os dados, pelo menos 10 funcionários morreram com o novo coronavírus.

Segundo dados do MME – Ministério de Minas e Energia – desde o início da pandemia, mais de 6 mil funcionários da Petrobras foram infectados pela covid-19. A estatal possui mais de 46.000 funcionários, e isso significa que 13% dos trabalhadores da empresa tiveram o vírus. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, a Petrobras tinha 339 funcionários contaminados e em quarentena no dia 5.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos