A pressão da pesca ilegal e a venda em mercados colocam a espécie em alerta máximo e expõem falhas na proteção no Mediterrâneo
A possibilidade de sumiço dos grandes tubarões brancos no mar Mediterrâneo ganhou força com a constatação de mortes recentes ligadas à atividade pesqueira.
O cenário envolve pesca ilegal, captura em redes e a presença de espécies protegidas sendo comercializadas no norte da África.
Em 2025, foram identificados ao menos 40 grandes tubarões brancos mortos em portos pesqueiros da costa mediterrânea norte africana, um volume pesado para uma população em situação crítica.
-
Sistema de segurança com IA promete reduzir falsos alarmes no Brasil, usa clipes de 30 segundos para mostrar 15 segundos antes e 15 depois do disparo, e diferencia gatos de invasores reais para evitar sustos de madrugada, acelerar centrais 24 horas e mudar a proteção de casas, condomínios e empresas
-
Arqueólogos encontraram em Israel um mosaico bizantino de 1.500 anos com inscrição bíblica em grego, revelaram ruínas de 10 edifícios perto de Kiryat Gat e agora tentam preservar a peça rara, que pode ter pertencido a um mosteiro com lagar, armazém e sinais de ocupação muito antiga na região israelense
-
Carpinteiro de Ohio sonhou onde procurar e, na manhã seguinte, achou um meteorito de 308 gramas do tamanho de uma bola de beisebol após um meteoro explodir no condado de Medina
-
Aos 20 anos, estudante chinês construiu sozinho, no quarto, um robô humanoide que anda por cerca de US$ 2.100 e hoje comanda a própria startup de robótica na China

O que aconteceu e por que isso chamou atenção
O grande tubarão branco é uma das espécies de tubarões do Mediterrâneo cobertas por proteção internacional, o que torna ilegal pescar ou vender esses animais.
Mesmo com as regras, a fiscalização nos portos e mercados do norte da África encontrou sinais claros de desembarque e venda.
Imagens em redes sociais também mostraram tubarões protegidos chegando mortos a portos, reforçando a dimensão do problema.
Por que o Mediterrâneo virou zona crítica para tubarões
As populações de tubarões no Mediterrâneo, com destaque para o tubarão branco, vêm caindo com força nas últimas décadas.
A pressão é alimentada por um ambiente de pesca intensa, com impacto crescente da pesca industrial.
Esse contexto aumenta o risco de desaparecimento regional em um futuro próximo, especialmente para espécies com baixa abundância.

O último bastião no Estreito da Sicília
O Estreito da Sicília, entre a Sicília e o norte da África, é tratado como um dos pontos mais importantes para espécies ameaçadas no Mediterrâneo.
A área foi descrita como último bastião para vários tubarões, por ainda concentrar registros e condições de presença.
A busca por indivíduos vivos na região virou prioridade para tentar entender rotas, hábitos e pontos de maior risco.
A busca por rastreamento por satélite que não encontrou o alvo
Uma das metas era instalar uma etiqueta de rastreamento por satélite em um tubarão branco, algo que ainda não havia sido feito no Mediterrâneo.
Para atrair animais, foram usados mais de três toneladas de isca, com um contêiner de cavala congelada e restos de atum.
Também entraram 500 litros de óleo de atum para criar uma trilha de cheiro no mar, junto com câmeras subaquáticas e coleta de água para buscar DNA de tubarão.
Mesmo após duas semanas de trabalho, nenhum tubarão branco apareceu para marcação, e as câmeras registraram apenas um rápido contato com um tubarão azul.

Tubarões protegidos em portos e mercados do norte da África
Relatos e verificações indicaram tubarões protegidos sendo capturados, desembarcados e vendidos em países como Tunísia e Argélia.
Um vídeo mostrou um grande tubarão branco sendo puxado de um barco para a costa na Argélia.
Outro registro, filmado na Tunísia, exibiu cabeças e barbatanas do que parecia ser um mako de barbatana curta, espécie ameaçada e protegida, preparado para venda.
Quais são as regras, prazos e condições
As regras internacionais protegem espécies ameaçadas de tubarões no Mediterrâneo, incluindo 24 espécies com proteção legal.
Um acordo assinado pela União Europeia e 23 países do Mediterrâneo proíbe manter a bordo, transbordar, desembarcar, transferir, armazenar, vender, exibir ou oferecer para venda essas espécies.
A regra também prevê que os animais sejam devolvidos ao mar vivos e sem ferimentos sempre que possível, embora a aplicação varie entre países e a captura acidental siga como ponto sensível.
O que pode acontecer a partir de agora
Em comunidades mais pobres do norte da África, a captura de tubarões pode virar um dilema direto entre renda e preservação.
Há indicação de que grande parte das capturas ocorre de forma acidental, mas a pressão econômica pode manter o ciclo de desembarque e venda.
A expectativa de recuperação depende de ação rápida e de cooperação entre países do Mediterrâneo, além de apoio e capacitação para uma pesca mais sustentável.
O Mediterrâneo segue como uma área de alerta para o grande tubarão branco, com ao menos 40 mortes registradas em 2025 na costa norte africana.
Sem reduzir a pressão da pesca ilegal e sem melhorar a aplicação das regras, o risco de desaparecimento regional cresce, com impacto direto no equilíbrio do ecossistema marinho.

É triste saber que uma criatura tão magnífica como o grande-tubarão-branco esteja tão severamente ameaçado nas águas do Mar Mediterrâneo. 😔
Tubarões são extremamente importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, suas reduções populacionais terão um catastrófico impacto ambiental nos oceanos.
Sou pescador esportivo , acho um absurdo tudo isso , e o pior e que não tem um órgão mundial que sendo unificado, obrigaria todos países do mundo interagirem na defesa desse maravilhoso **** que dependemos tanto deles para o controle do eco sistema
Prefiro comer um tubarão branco do que ser comido por um!
Vários cientistas apontam que a extinção dos dinossauros foi a melhor coisa que aconteceu para os mamíferos, não se pode nadar no mar em segurança de não ser atacado por um tubarão touro ou seja lá qual espécie for, se for pra estinguir predadores seja na fauna ou no mar que seja ! Sempre haverá caçadores de prontidão para estabilizar o equilíbrio da vida selvagem nunca que haveria desequilíbrio nós humanos somos capazes de substituir qualquer predador matador de seres humanos!
Lamentável
Só abre a boca p falar ****
Tá cheio de predadores governando o País. Eles comeram toda a picanha.
E só vc começar a comer tubarão
??? Vc é ****
Vc é um ****
Volte pra escola, cara.
Para ter comentado tamanha barbaridade, tu só pode ter **** na cabeça! 🖕😠