Opel Manta lança novo carro elétrico que foi inspirado no Chevette Tubarão e abandona de vez os motores a combustão a gasolina e a diesel

Valdemar Medeiros
por
-
24-05-2021 14:31:47
em Logística e Transporte
Chevette elétrico - carros elétricos - gasolina - diesel - motores a combustão Novo chevette elétrico – Fonte: Opel manta GS

Para relembrar o passado, a Opel Manta lançou seu novo carro elétrico com design interno e externo, lembrando o famoso chevette tubarão, mas, dessa vez, sem motor a combustão a gasolina ou diesel

A fabricante Opel Manta, abandonando os motores a combustão a gasolina e a diesel, anunciou um carro elétrico que lembra o bom e velho chevette tubarão. O carro elétrico recebeu o nome de Manta GSe ElektroMOD.

Leia também

Novo carro elétrico semelhante ao Chevette 

Chevette elétrico? Opel lança modelo igual ao clássico da GM

O carro elétrico é uma recriação, que foi inspirada no Manta, e foi lançado há mais de 50 anos, possuindo um design bem parecido com o Chevette tubarão, mas com muitas mudanças, como, por exemplo, o motor a combustão, que utilizava gasolina e diesel para funcionar, e que foi substituído por um propulsor elétrico de 147 cv de potência e mais de 20 kgfm de torque.

E não para por ai, a bateria tem 31 kWh de capacidade e possui, também, um sistema de recuperação de energia, por meio das frenagens. O câmbio continua sendo de 4 marchas, mas, há algo novo: o motorista pode usar o câmbio de forma simulada ou simplesmente engrenar a quarta marcha e sair no modo automático.

Design do novo chevette voltado para amantes dos clássicos

Todo estilo do chevette antigo está no carro elétrico atual como os três volumes bem definidos, lanternas duplas circulares, faróis incorporados à grade, para-choques recuados, pequenos retrovisores colocados nas portas e janelas de contornos arredondados. Mas, apesar desses detalhes do chevette antigo, o novo carro elétrico adotou itens mais modernos, como faróis e lanternas com LEDs e rodas de 17 polegadas.

O mesmo ocorre no interior do chevette, com desenho simples para relembrar bastante um modelo clássico. O volante não possui comandos, os vidros são a manivela, mas com opção elétrica e o freio de estacionamento é mecânico.

Fabricantes estão deixando de lado os motores a combustão a gasolina e a diesel

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço entre o setor automobilístico. Isso por um motivo bem simples, que é a baixa emissão de gases que, se comparados com motores a combustão, a gasolina e diesel, possuem diferenças absurdas.

Para conter as emissões, a Tesla foi a primeira empresa a vender carros elétricos em uma grande escala, e, vendo que os consumidores aceitaram esse setor, outras empresas estão planejando esquecer de vez sua produção de veículos com motores a combustão, que utilizam de combustíveis não sustentáveis, como gasolina e diesel.

Algumas das marcas são Jaguar, Ford, Volvo, Audi, Bentley, Daimler/Mercedes Benz, Volkswagen e muitas outras marcas conhecidas no mercado estão aderindo a esta transição de mercado. Algumas dessas montadoras, para não deixarem os clássicos ficarem esquecidos, estão lançando carros elétricos com designs de modelos antigos, como esse da Opel, e outro da Hyundai, que relembra o Passat.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.