Ocyan assina contrato com Intelie, subsidiária brasileira do grupo americano Rignet

Rignet Ocyan Brasil

Para impulsionar o programa de Transformação Digital, a Ocyan assinou contrato com a empresa Intelie, subsidiária brasileira do grupo americanoa RigNet para aquisição da plataforma Intelie Live. Esta será utilizada no Centro de Suporte de Decisão (CSD), um moderno espaço de inteligência e operações da Unidade de Perfuração (UN-P) da empresa, na Base de Macaé (RJ). A companhia vai usar o Intelie Live, um sistema baseado em inteligência artifical, para o monitoramento integrado de toda a frota de plataformas de perfuração da empresa.

“Este sistema de monitoramento integrado combina análises eficientes de big data, maching learning e soluções de IoT (Internet of Things). Juntos, eles permitirão que a implementação do CBM (Condition Based Maintenance) aumente o ciclo de vida de equipamentos críticos e desenvolva um Bow Tie, metodologia de avaliação e gestão de riscos, em tempo real para monitorar as condições das barreiras de mitigação para evitar acidentes graves. Essas são apenas algumas das soluções que virão a partir do novo sistema de avaliação dos dados”, explica Rodrigo Chamusca, responsável pelo CSD e Transformação Digital na Unidade de Negócios de Perfuração Ocyan.

Com a implementação da solução, o CSD poderá monitorar vários sistemas da Ocyan, incluindo Manutenção, Segurança, Perfuração, Controle de Poço e Integridade, BOP, Sistema de Gerenciamento de Energia (PMS) e Posicionamento Dinâmico (DP). O programa demonstra o pioneirismo da empresa em soluções tecnológicas e inovadoras no setor de óleo e gás. “A plataforma Intelie Live nos ajudou a ter acesso a todos os dados disponíveis de forma totalmente integrada. Vamos responder rapidamente e ter soluções prontas para os desafios do dia a dia. As inovações em inteligência artificial irão beneficiar todos os nossos clientes da indústria de óleo e gás”, pontua Chamusca.

Para o executivo da RigNet, Lelio Souza, a parceria vai pemitir ampliação de novos clientes neste setor. “Estamos entusiasmados em expandir nossa presença em perfuração offshore por meio dessa parceria com a Ocyan e o uso o Intelie Live. Temos certeza que essa sinergia será um sucesso”, disse o diretor e co-fundador da Intelie e vice-presidente da RigNet.

Tecnologia e Inovação

A Ocyan abriu frentes de trabalho importantes em tecnologia e inovação nos últimos 12 meses a fim de aumentar a eficiência da gestão de todas as áreas da empresa. O objetivo é elevar o padrão de segurança, com foco na excelência operacional, e consequentemente, gerar novos negócios por meio de um diferencial competitivo.

Além do CSD, a empresa lançou o CompRiser, uma solução para campos de águas ultraprofundas, especialmente o pré-sal do Brasil, cujo estudos foram iniciados em 2016. O CompRiser foi apresentado ao mercado pela primeira vez na OTC Houston de 2018 e está em processo de certificação internacional pela DNV GL. O produto é uma parceria com a Magma Global e o estaleiro BrasFels.

Outro passo importante foi a criação da plataforma de inovação aberta Ocyan Waves, cujo primeiro programa é o Ocyan Waves Challenge, direcionado às startups na busca pelo desenvolvimento de soluções para desafios da empresa, tanto da área operacional quanto de apoio.

Na área de Manutenção e Serviços Offshore (MSO), a empresa iniciou uma série de parcerias com empresas estrangeiras para trazer ao Brasil novas soluções tecnológicas. Entre elas está a firmada com a Tube-Mac, empresa canadense especializada na instalação e montagem de tubulações utilizando conexões a frio e sem solda.

Fonte: Sugestão de Pauta Ocyan

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.