Três grandes obras no Rio Grande do Sul deverão ser executadas após acordo entre o ministro da infraestrutura do Brasil e ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai
Um acordo foi estabelecido nesta segunda-feira (17) entre o ministro da infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, e ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai para projetos e obras que irão beneficiar ambos os países. A decisão prevê o lançamento de um edital para três projetos: a construção de nova ponte sobre o Rio Jaguarão, a dragagem e sinalização da hidrovia Uruguai-Brasil e a restauração da Ponte Histórica Barão de Mauá.
Leia também
- Após vazamento de vídeo de suposto esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht, presidente do México quer cancelar contrato de energia
- Petroleiras Halliburton e Baker Hughes foram as únicas empresas a apresentar propostas em uma licitação da Petrobras para contratar serviços de estimulação de poços
- Seta Engenharia contrata engenheiros para obras em parque solar no Piauí
“Hoje foi dado um excelente passo nas relações entre Uruguai e Brasil com a integração das agendas de infraestrutura em ambos os países. A partir de agora vamos chamar os outros países parceiros, como Argentina e Paraguai, para estabelecer as metas para que essa agenda possa ser efetivada e fortalecer a economia nas nossas fronteiras”, disse o ministro da infraestrutura.
Com investimentos de R$ 150 milhões, a construção de 12 km da ponte sobre o Rio Jaguarão, situada na BR-116 Rio Grande do Sul, fica a cargo do Brasil, conforme contrato assiando em 2013. Estima-se que a licitação para essa obra aconteça ainda neste ano de 2020 para que a execução do projeto ocorra em 2021.
- Carrefour e Atacadão sofrerão boicote no Brasil? Governador propõe retaliação comercial ao Carrefour após declarações sobre carne do Mercosul
- De olho em uma fatia de mercado de quase 2 Bilhões, Brasil espera exportar novo cereal para a China em 2025; turbinando ainda mais o agronegócio nos estados de Goiás, MG, MT e BA
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
Além disso, com o desvio de fluxo durante as obras de intervenções, também está prevista a restauração da Ponte Barão de Mauá, cujo anteprojeto de melhorias já foi aprovado.
As obras de dragagem e de sinalização da hidrovia devem permitir o escoamento da safra de arroz do norte do Uruguai para o porto de Rio Grande (RS).
A licença ambiental foi solicitada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as licitações devem ocorrer no próximo ano.