Reconhecendo o potencial em energia solar de Pernambuco, a Enel Green Power tem planos de inaugurar, ainda esse ano, um parque de energia solar em Tacaratu, gerando mais de 600 vagas de emprego para a comunidade local
Nesta quinta-feira (03), representantes da Enel Green Power se reuniram, por videoconferência, com o governador Paulo Câmara (PSB) para que fossem apresentados os planos para o setor de energia solar em Pernambuco. A ideia principal é que o novo parque solar gere 600 novas vagas de emprego para moradores da região.
Leia também
Enel segue investindo em energia solar
Parte do plano da Enel está na implantação de um parque de energia solar, que promete gerar cerca de 600 novas vagas de emprego diretos em Pernambuco. O parque será inaugurado, ainda esse ano, na cidade de Tacaratu, e possuirá 59,4 hectares de expansão. Além disso, a empresa afirma que investirá em torno de R$ 550 milhões no projeto de energia solar.
De acordo com Paulo Câmara, na reunião, foram debatidos assuntos como os investimentos que já estão ocorrendo em Tacaratu tanto em energia solar, quanto em energia eólica. Ele afirmou que tem esperança de que parcerias como essa, que visam a melhoria e o futuro de Pernambuco, continuem crescendo e trazendo diversas vagas de emprego, renda e melhoria na economia para a comunidade.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Também participaram da reunião Roberto Abreu e Lima, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Antônio Alexandre, coordenador de Planejamento da SDEC, e a CEO da Geração Brasil-Enel, Roberta Bonomi.
Outros investimentos da Enel no mercado de energia solar brasileiro
O grupo anunciou, em dezembro de 2020, que a subsidiária Enel Green Power Brasil havia iniciado a instalação de seus novos projetos de geração de energia solar no Nordeste, como em Pernambuco, que prometem somar 1,3 GW em capacidade e irão demandar cerca de R$ 5,6 bilhões.
Os empreendimentos são compostos por quatro parques de energia eólica e um parque de energia solar e serão apoiados principalmente em contratos de venda da futura produção negociados com clientes corporativos no mercado livre de energia, onde indústrias podem fechar contratos para fornecimento de eletricidade diretamente com empresas geradoras e distribuidoras.
Mercado de energia solar em Pernambuco
Pernambuco é um dos estados nordestinos que possui um dos maiores potenciais para a geração de energia solar, principalmente no Sertão, área com uma irradiação solar maior.
Em Pernambuco, a energia renovável que vem gerando diversas vagas de emprego em todo o estado é de 79%, ou seja, cerca de 77 mil quilômetros quadrados. Cerca de 100 projetos estão em funcionamento, e além de gerar diversas vagas de emprego, podem gerar também cerca de 3,5 GW de potência para os próximos anos. Existem também 39 projetos que estão em fase de planejamento no estado.