1. Início
  2. / Construção
  3. / Novo cabo de fibra ótica chamado Firmina, que tem escala no Brasil, foi divulgado pelo Google e promete funcionar com uma única fonte de energia
Tempo de leitura 3 min de leitura

Novo cabo de fibra ótica chamado Firmina, que tem escala no Brasil, foi divulgado pelo Google e promete funcionar com uma única fonte de energia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/06/2021 às 14:24
Atualizado em 22/06/2021 às 18:35
fibra ótica Google - fonte de energia
Cabo submarino de fibra óptica ligará o Brasil à Europa (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Google faz homenagem à escritora brasileira em cabo de fibra ótica que está sendo construído nos Estados Unidos e que possui escala no Brasil

Na última quarta-feira (09), o Google divulgou, em uma publicação no seu Blog Oficial, um novo cabo de fibra ótica que recebeu o nome de Firmina e tem escala no Brasil. O cabo promete funcionar com uma única fonte de energia.

Leia também

Saiba mais sobre o cabo de fibra ótica do Google com escala no Brasil

A publicação foi assinada pelo próprio Bikash Koleyh, vice-presidente de Global Networking do Google Cloud. Apesar dessa publicação, a empresa não revelou a data em que o cabo de fibra ótica terminará de ser construído, mas afirmou suas escalas em Praia Grande, no Brasil e também no Uruguai, em Punta del Este.

O cabo de fibra ótica do Google está sendo construído entre Las Toninas, na Argentina, e na costa leste dos Estados Unidos e deverá ser o mais longo do mundo que será capaz de funcionar com apenas uma única fonte de energia.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O objetivo do cabo do Google é aprimorar o acesso da população sul americana à serviços como Gmail, Google Cloud, Youtube e o próprio navegador da empresa. A companhia explicou que o cabo Firmina transportará os dados de forma mais rápida e segura entre as Américas do Norte e Sul. Sendo assim, será ofertado aos usuários um acesso mais rápido e com uma latência menor às plataformas digitais da marca.

Palavras do vice-presidente da Global Networking

Segundo Koley, os dados em um cabo submarino são transportados como pulsos de luz dentro de uma fibra ótica. Esses pulsos de luz são amplificados a cada 100 km através de uma fonte de energia de alta voltagem instalada nas estações do cabo em cada país.

Cabos que são mais curtos aproveitam melhor a energia disponível a partir de uma única ponta, porém é mais difícil de fazer o mesmo procedimento em cabos maiores, com pares de fibra mais largos.

Cabo de fibra ótica do Google recebe nome de escritora brasileira

Segundo o Google, o nome Firmina, que foi dado ao cabo que promete utilizar uma única fonte de energia, foi dado em homenagem a Maria Firmina dos Reis (1825-1917). Ela foi uma escritora brasileira e abolicionista que escreveu um romance chamado Úrsula, que retrata a vida dos brasileiros negros na época de escravidão.

A personagem de destaque para a história brasileira também já foi mencionada em um Doodle. A empresa afirmou que a ação tem como objetivo homenagear uma pessoa importante para o avanço da compreensão entre a justiça social e os seres humanos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos