A empresa Alpha 311, com o objetivo de inovar no setor de energia renovável, criou um projeto envolvendo turbinas eólicas que gira com a movimentação de veículos e pode produzir energia de 100 painéis solares
A nova era da energia renovável já chegou e, junto a ela, surgem turbinas de energia eólica sem pás e a bola da vez é turbina eólica, que gera energia através do movimento dos veículos na pista, ou seja, uma invenção que não depende dos ventos naturais. As turbinas eólicas já estão sendo instaladas em postes de estradas em alguns países. Confira todos os detalhes sobre a turbina eólica de pistas.
Leia também
Saiba como funciona a turbina eólica que não depende de ventos naturais
Cada turbina eólica possui cerca de 2 metros de altura, mas a Alpha 311 afirmou que tamanho da nova turbina eólica pode variar conforme o desenvolvimento do projeto. Para um menor custo na instalação na turbina eólica, as turbinas de energia renovável são conectadas nas colunas de iluminação, que já estão instaladas e que são próximas às estradas onde os veículos passam.
Com a passagem de veículos, a turbina eólica recebe o vento produzido com a velocidade, fazendo com que as pás rodem, gerando, assim, a energia. Segundo o CEO da empresa que desenvolveu o equipamento de energia eólica, Barry Thompson, se trata de uma ideia única no mercado de energia renovável.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Segundo ele, sua casa é totalmente abastecida com o protótipo da nova turbina eólica, que será capaz de gerar energia em sua fase final, na mesma quantidade que 21 metros quadrados de painéis de energia solar.
A Alpha 311 afirma que a nova turbina eólica é capaz de gerar aproximadamente 6 MW quando acopladas a postes em uma rodovia, mas dependendo muito do fluxo de veículos. Essa quantidade de energia, segundo a empresa, pode abastecer uma pequena comunidade.
O projeto inovador para energia renovável utiliza recursos do próprio local
Thompson citou, também, que a turbina eólica utilizará apenas a infraestrutura que já existe no local, não sendo necessário preencher a paisagem com turbinas eólicas gigantes. Ele citou também uma estrada no condado de Kent, na Inglaterra, que possui menos 30 quilômetros de extensão, onde as turbinas poderiam ser implantadas no centro da rodovia, fazendo com que seja utilizado a energia eólica dos veículos que passam nas duas direções.
O novo modelo de turbina eólica possui diversos benefícios, como o seu tamanho pequeno e o seu peso. Por ser pequena e barata, ela é mais fácil de ser instalada. Além disso, as turbinas eólicas contam com sensores sofisticados que coletam dados atmosféricos na localidade. As laminas da turbina eólica de energia renovável possuem 360°, fazendo com que seja captado vendo de todos os ângulos.
A busca por novas soluções de energia renovável ao redor do mundo envolve muito mais que uma nova turbina eólica
Além da nova turbina eólica, nos últimos anos, as empresas buscam, de formam insaciável, formas de produzir energia renovável para diminuir a emissão de CO2 e outros gases na atmosfera, transformando o mundo em um lugar sustentável. Há alguns anos, estudantes criaram um modelo de veículo que é movido por energia eólica.
Os estudantes da Escola Superior de Ensino de Barcelona (IED) projetaram um modelo pensado na montadora Tesla, gigante no setor. O veículo foi batizado de T1, e funciona através de 4 turbinas eólicas individuais que foram impressas em 3D. As turbinas foram instaladas nas quatro rodas do veículo e são canalizadas para uma quinta turbina que fica na parte de trás.
O motor do veículo possui 1341 cv de potência, e pode alcançar 410 km/h. E, além disso, o protótipo pode chegar de 0 a 100 km/h em incríveis 2,5 segundos.
Os estudantes desenvolveram o protótipo para o concurso de novas tecnologias de Michelin, que incentiva inovações em energias renováveis. Sendo assim, um grande exemplo de que muitas ideias ainda estão por vir nos setores renováveis, e que sempre há uma forma de criar uma maneira mais eficiente e sustentável de gerar energia, seja ela energia eólica, solar ou de biomassa.