1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Nova geração da Toyota Hilux utilizará motor térmico movido a diesel
Tempo de leitura 4 min de leitura

Nova geração da Toyota Hilux utilizará motor térmico movido a diesel

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/08/2021 às 12:01
Hilux - Toyota - diesel - motor térmico
Nova Hilux da Toyota – créditos: Divulgação/Toyota

Focada nos híbridos, a Toyota utilizará motores a diesel na nova geração da Hilux que está prevista para chegar em 2024, com uma potência e torque ainda maiores. Além dela, a SW4 e Land Cruiser Prado também terão o mesmo tipo de propulsão

A Toyota está focada em oferecer um motor híbrido para todos os produtos e pelo visto, nem mesmo a Hilux ficará de fora. A fabricante está desenvolvendo uma motorização híbrida inédita, que combinará motores a diesel a um propulsor elétrico, de acordo com informações do site japonês Best Car. Dentre os modelos que receberão o novo conjunto de motores estão a Hilux, citada anteriormente, a SW4 e Land Cruiser Prado.

Leia outras noticias relacionadas

Novas gerações previstas para chegar no mercado brasileiro em 2023

O motor elétrico elevará o torque, o que é algo normal nesses motores, mas o seu principal objetivo é fazer com que o esforço do motor a combustão seja poupado e reduza ainda mais o seu consumo.

Um dos motores que será utilizado na Hilux, SW4 e Land Cruiser, será um quatro cilindros 2.5 turbodiesel ou o pujante V6 3.5 turbodiesel. Ambos conectados com um motor elétrico e o primeiro do trio a utilizar do motor será o Land Cruiser Prado, que está previsto para chegar no mercado em meados de 2023. Após a estreia, os novos motores devem chegar à Hilux, ao SUV SW4 e até mesmo ao Hiace, que tem planos de nos próximos anos ter sua fabricação iniciada.

De acordo com o presidente da Toyota na Argentina, Daniel Herrero, a fabricação da Hilux acontecerá por lá, na unidade da montadora em Zárate e afirma também que o seu desenvolvimento já teve início.

Nova Hilux com motor a diesel pode chegar no Brasil em 2024

Nova Toyota Hilux SRX – MAIS POTÊNCIA NO DIESEL. AGORA SIM, A MELHOR PICAPE DO BRASIL?

Os motores híbridos devem elevar de forma notável a eficiência da picape, resultando em número de torque e potência superiores, com uma performance ainda melhor e um baixo consumo. A novidade também colaborará com a redução dos níveis de emissões dos veículos, algo que vem ganhando cada vez mais importância com a perspectiva de rigidez das normas no longo prazo.

Dependendo da combinação que a Toyota adotará para seus motores híbridos a diesel, também será possível a instalação do motor elétrico no eixo traseiro, oferecendo uma tração integral à Hilux de forma mais atualizada em relação ao sistema por eixo tradicional. Tendo em vista que o motor elétrico entrega um alto nível de torque a todo momento, ele também deverá contribuir com a capacidade de reboque e carga dos veículos.

A previsão é que a nova geração da Toyota Hilux faça sua estreia global entre os anos de 2024 e 2025, preservando a produção na Argentina junto à SW4. A estreia no Brasil deverá ocorrer no mesmo período.

Toyota é a primeira a lançar um carro híbrido flex no mundo

Sendo a primeira a lançar um carro híbrido flex a nível mundial, a montadora está trabalhando para colocar o Brasil em um bom posicionamento na sua estratégia mundial de carros elétricos, e também busca a expansão com modelos híbridos e a hidrogênio.

De acordo com o presidente da Toyota na América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, no caso do mercado automotivo brasileiro, a melhor opção seria os motores híbridos, tendo em vista que este tipo de propulsão aproveita os benefícios do etanol, um biocombustível em grande abundância no país, e também deixa de lado os investimentos em redes de recarga para carros elétricos.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos