O navio quebra-gelo nuclear mais poderoso do mundo, Akrtika, entrou em serviço na quarta-feira na cidade de Murmansk, no norte da Rússia.
A bandeira russa foi hasteada no navio na presença do primeiro-ministro Mikhail Mishustin. No início de hoje (21), o governo disse em um comunicado que o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou um decreto permitindo que o Arktika entre em operação. “Esta decisão permitirá que o navio quebra-gelo comece nas águas da Rota do Mar do Norte a partir de dezembro de 2020”, diz o comunicado do governo.
Leia também
- Conheça a turbina eólica Haliade-X que fornecerá energia ao maior parque eólico offshore do mundo
- Gelo combustível será a energia do futuro: A China conseguiu extrair finalmente esta nova fonte
- BR Distribuidora doa mais de 16 mil consultas médicas online para caminhoneiros de todo o país
- Apesar de quarentena por coronavírus, fábrica da Semalo mantém mais de 200 funcionários
O maior e mais potente Navio do Mundo
De acordo com o governo, um novo motor com capacidade aumentada será instalado no lado de estibordo do Arktika em 2021. O Arktika chegou com sucesso à cidade portuária de Murmansk, ao norte, após passar pela fase final de seus testes no mar. Ainda na quarta-feira, uma cerimônia para marcar a entrega do navio da United Shipbuilding Corporation para a Rosatom, a agência nuclear estatal russa, acontecerá.
O Arktika, uma das classes da frota russa de quebra-gelos do Projeto 22220, será capaz de escoltar caravanas de navios em condições árticas, quebrando até 3 metros de gelo.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Os quebra-gelos são projetados para acompanhar navios que transportam hidrocarbonetos das penínsulas Yamal e Gydan e da plataforma do Mar de Kara para os mercados do Pacífico Asiático.
Testes no Gelo foram realizados recentemente
“Os testes de gelo ainda estão à frente, provavelmente este ano, porque agora os testes de gelo não deram certo, a espessura do gelo era de 1,1 a 1,2 metros. Era fino e solto, o quebra-gelo não recebeu nenhuma resistência ”, diz Shchapin.
Ele acrescenta: “Tentamos encontrar um bloco de gelo de três metros, mas eles não o encontraram”. Shchapin não entrou em detalhes sobre onde encontrar gelo de três metros de espessura. Atualmente, toda a Rota do Mar do Norte ao norte da Sibéria, do Mar de Kara ao Estreito de Bering, é em águas abertas.
A calota polar mais ao norte nunca foi relatada como mais fraca e fina do que este ano. O gelo marinho plurianual só é encontrado atualmente nas águas ao norte do Canadá, Alasca e Groenlândia. Partindo do Estaleiro Báltico em São Petersburgo em 22 de setembro, Arktika navegou direto para o Pólo Norte antes de seguir para o sul e fazer escala em seu novo porto, Murmansk, em 12 de outubro.