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Navio quebra-gelo Arktika, a maior e mais potente embarcação do mundo da frota de navios nucleares entra em serviço hoje na Rússia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/10/2020 às 12:39
Navio quebra-gelo Arktika

O navio quebra-gelo nuclear mais poderoso do mundo, Akrtika, entrou em serviço na quarta-feira na cidade de Murmansk, no norte da Rússia.

A bandeira russa foi hasteada no navio na presença do primeiro-ministro Mikhail Mishustin. No início de hoje (21), o governo disse em um comunicado que o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou um decreto permitindo que o Arktika entre em operação. “Esta decisão permitirá que o navio quebra-gelo comece nas águas da Rota do Mar do Norte a partir de dezembro de 2020”, diz o comunicado do governo.

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De acordo com o governo, um novo motor com capacidade aumentada será instalado no lado de estibordo do Arktika em 2021.   O Arktika chegou com sucesso à cidade portuária de Murmansk, ao norte, após passar pela fase final de seus testes no mar. Ainda na quarta-feira, uma cerimônia para marcar a entrega do navio da United Shipbuilding Corporation para a Rosatom, a agência nuclear estatal russa, acontecerá.  

O Arktika, uma das classes da frota russa de quebra-gelos do Projeto 22220, será capaz de escoltar caravanas de navios em condições árticas, quebrando até 3 metros de gelo.

Os quebra-gelos são projetados para acompanhar navios que transportam hidrocarbonetos das penínsulas Yamal e Gydan e da plataforma do Mar de Kara para os mercados do Pacífico Asiático.

Testes no Gelo foram realizados recentemente

“Os testes de gelo ainda estão à frente, provavelmente este ano, porque agora os testes de gelo não deram certo, a espessura do gelo era de 1,1 a 1,2 metros. Era fino e solto, o quebra-gelo não recebeu nenhuma resistência ”, diz Shchapin.

Ele acrescenta: “Tentamos encontrar um bloco de gelo de três metros, mas eles não o encontraram”. Shchapin não entrou em detalhes sobre onde encontrar gelo de três metros de espessura. Atualmente, toda a Rota do Mar do Norte ao norte da Sibéria, do Mar de Kara ao Estreito de Bering, é em águas abertas.

A calota polar mais ao norte nunca foi relatada como mais fraca e fina do que este ano. O gelo marinho plurianual só é encontrado atualmente nas águas ao norte do Canadá, Alasca e Groenlândia. Partindo do Estaleiro Báltico em São Petersburgo em 22 de setembro, Arktika navegou direto para o Pólo Norte antes de seguir para o sul e fazer escala em seu novo porto, Murmansk, em 12 de outubro.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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