1. Início
  2. / Construção
  3. / Multinacional Volkswagen revela sua icônica Kombi totalmente elétrica; o clássico raríssimo fabricado em 1973 pela montadora é um dos poucos que restam no mundo
Tempo de leitura 5 min de leitura

Multinacional Volkswagen revela sua icônica Kombi totalmente elétrica; o clássico raríssimo fabricado em 1973 pela montadora é um dos poucos que restam no mundo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 27/05/2021 às 09:16
Volkswagen - Ford - Kombi -Toyota - produção - emprego - fábrica - SP - Gol - Voyage - Golf
Kombi elétrica Volkswagen – um clássico raríssimo produzido em 1973 / Fonte: Reprodução – Via Google

Após chefão da Volkswagen anunciar o encerramento da produção de motores a combustão a gasolina e a diesel, a montadora revela a icônica Kombi elétrica fabricada desde 1973

Na última terça-feira, 25 de maio, a Volkswagen revelou sua icônica Kombi na versão totalmente elétrica, batizado de Elektrotransporter. Esse clássico raríssimo foi fabricado em 1973 pela montadora alemã. A divulgação ocorreu no evento Concours d’Elegance de Amelia Island. A Kombi elétrica teve seu protótipo desenvolvido em parceria com as empresas Bosch, Varta e RWE. O Elektrotransporter é baseado na segunda geração da Kombi, que foi vendida até 2013 no Brasil.

Leia também

A Kombi da Volkswagen já nasceu como um veículo elétrico. Durante os anos 60 e 70, a montadora alemã produziu uma série de protótipos da Kombi e do Golf elétricos para estudar a viabilidade desse tipo de motor. Apresentada oficialmente em 1972, o Elektrotransporter era a versão elétrica da Kombi.

Volkwagen produziu 120 unidades da sua Kombi elétrica entre 1973 e 1979, nas carrocerias furgão, picape e para passageiros. Em 1978, o Electric Power Research Institute adquiriu 10 unidades da Kombi elétrica. As unidades restantes foram utilizadas em testes pela Volkswagen e pela RWE, uma multinacional alemã do ramo de energia.

A icônica Kombi elétrica revelada no no evento nos EUA é uma das poucas que ainda restam no mundo

A Kombi elétrica revelada no evento nos EUA é uma das poucas unidades que ainda restam no mundo. Por fora, o Volkwagen Elektrotransporter conta com o mesmo design da Kombi de segunda geração. As diferenças, no entanto, ficam na motorização. No lugar do motor boxer traseiro, há um motor elétrico de 23 cv. Ele é fixado na segunda marcha do câmbio original de quatro marchas da Kombi.

A velocidade máxima é de 77 km/h. A icônica Kombi totalmente elétrica da Volkswagen conta com um conjunto de 24 baterias de chumbo-ácido, que pesam 555 kg no total. Outro destaque do clássico raríssimo são os freios. O utilitário conta com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia de frenagem para recarregar as baterias, algo inédito há 42 anos e que equipa praticamente todos os carros elétricos atuais.

A montadora alemã não revelou informações sobre autonomia ou tempo de recarga da Kombi elétrica. O Elektrotransporter ficará exposto durante o evento que acontece anualmente no Hotel Ritz-Carlton de Amelia Island, na Flórida (EUA). A intenção da Volkswagen é chamar a atenção para o recém-lançado SUV elétrico ID.4, que será oferecido a partir deste ano nos EUA.

Multinacional Volkswagen lança a nova Kombi: o clássico que permaneceu em produção até 1975 aqui no Brasil terá um sucessor!

A icônica Kombi, a van da Volkswagen, continua a evoluir e a montadora alemã já está preparando uma nova geração muito mais avançada. A nova geração contará com uma versão híbrida plug-in com a mesma mecânica do Golf eHybrid!

A nova Kombi da Volkswagen, a T7, quarta geração da multivan, está um pouco mais perto hoje. O novo Bulli será introduzido em meados do mês que vem, e será totalmente renovada por dentro e por fora, adotando a plataforma modular MQB do Golf eHybrid/GTE, o Skoda Octavia iV ou o Audi A3 E-Tron.

O Boris já andou na Kombi elétrica do futuro. Veja no vídeo!

Em um movimento contrário ao da Ford, a montadora alemã investe em produção e em fábrica de SP

Pablo di Si, presidente executivo da multinacional Volkswagen na América Latina, anunciou em entrevista à Reuters, no último dia 7, o compromisso de lançar um novo ciclo de investimentos no Brasil. Segundo o executivo, os detalhes do investimento serão divulgados no fim do ano pelo CEO Global do Grupo, Herbert Diess.

Em 2021, a Volkswagen voltou a ser a marca mais vendida do Brasil, substituindo a General Motors Co (GM.N) depois de muitos anos, pois em parte a produção da GM no Brasil foi mais interrompida do que a da Volkswagen por uma escassez global de chips.

Corre que dá tempo! Volkswagen convoca candidatos sem experiência em todas as áreas para vagas em fábricas de SP e PR

A alemã Volkswagen, a maior multinacional fabricante de automóveis do mundo, enxerga a importância de apoiar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. A empresa está com vagas de trainee em suas fábricas de SP e PR para candidatos sem experiência e à procura do primeiro emprego.

Esta é uma oportunidade voltada para os graduados entre 2016 e 2020 que tenham interesse em atuar em uma das localidades da empresa no País: São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Pré-requisitos:

  • Inglês avançado;
  • Experiência profissional prévia;
  • Formação: 12/2016 a 12/2020; podendo ser a 2º graduação;
  • Ter disponibilidade para atuar em qualquer localidade da Volkswagen do Brasil,

As inscrições estão abertas até 30 de maio e podem ser feitas diretamente no site da empresa neste link. Boa sorte a todos!

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos