A fabricante de pás eólicas Aeris Energy tem planos ambiciosos e quer alimentar o mercado de usinas offshore nos EUA — que planeja instalar 30 gigawatts em eólicas offshore até 2030
Aeris Energy, a fabricante brasileira de pás para aerogeradores, mira desenvolver linhas de produção voltadas para turbinas de usinas eólicas offshore nos Estados Unidos. A notícia foi anunciada, na última quinta-feira (13/05), pelo diretor de Planejamento e Relações com Investidores da companhia, Bruno Lolli.
Leia também
- General Electric conclui testes do motor de combate de três correntes, a nova tecnologia que irá revolucionar caças de sexta geração
- Pá eólica gigante de 80 metros fabricada pela Aeris Energy para a Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – embarca no Porto do Pecém rumo a Europa
- Turbina maremotriz (ou das marés) mais poderosa do mundo está pronta e vai revolucionar o mundo da energia renovável
- General Electric Renewable está fabricando a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo para ser instalada no maior parque eólico offshore em 2023
- Turbinas gigantes offshore reduzirão o preço da energia eólica, permitindo que o vento desempenhe no mundo um papel maior na energia renovável
- Turbina eólica sem pás portátil para espaços urbanos pode revolucionar a geração da energia renovável no mundo
Atualmente, Aeris Energy fabrica apenas pás eólicas para turbinas de usinas onshore. Pensando em expandir seus negócios, a brasileira, que hoje produz no Ceará, mira os Estados Unidos como um novo parceiro.
O executivo lembrou que, nesta semana, o Governo americano aprovou o primeiro projeto grande de geração eólica offshore em Massachusetts, no Oceano Atlântico, que terá 62 turbinas gigantes.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
A meta dos EUA representa mais que toda a capacidade instalada eólica do Brasil (18 gigawatts), que ainda não possui empreendimentos marítimos da fonte.
“A gente sabe que as vendas para o offshore estão aquecidas, principalmente no mercado americano, na costa do Atlântico, então vamos de fato começar a ter negociações e discussões para começar a produzir para offshore”, disse Lolli. “O mercado offshore nos EUA é um mercado super importante e a gente vai participar desse mercado.”, afirmou.
Segundo ele, as primeiras conversas com potenciais clientes devem começar ainda neste ano, com a efetiva entrada no setor prevista mais provavelmente para 2023 ou 2024, quando o segmento passará a exigir um maior volume de entregas, potencialmente forçando empresas produtoras de turbinas, que hoje fazem suas próprias pás, a terceirizar parte da produção.
Empresa se prepara para produzir pás eólicas onshore e offshore para atender turbinas maiores
Atualmente, a Aeris produz pás com até 80 metros de comprimento em suas instalações fabris em Pecém, enquanto as turbinas eólicas offshore lançadas mais recentemente possuem de 110 a 115 metros de extensão.
Mas Lolli afirmou que a empresa já tem se preparado para equipamentos maiores, mirando tanto novas gerações de turbinas em terra, quanto futuros parques marítimos.
“O método de construção, os materiais, os fornecedores, requisitos, são os mesmos. O que offshore tem de diferente é o tamanho”, explicou.
“Hoje, todas expansões que estamos fazendo já nos permitem pás de até 120 metros. Já temos um prédio alto, largo, capacidade de pontes rolantes, piso, tudo projetado para pás maiores, então, de fato, somos capazes.”
Aeris está perto de fechar novo negócios com cliente globais
O diretor disse ainda que a Aeris está perto de fechar novos acordos envolvendo fornecimento de pás eólicas, após um grande acordo recente com a Siemens Gamesa, no valor de R$ 3 bilhões.
“Já temos algumas negociações em andamento, então, é provável que ao longo do ano a gente tenha novos anúncios relacionados à variação positiva na carteira de pedidos.” O executivo não quis fornecer mais informações, mas disse que as conversas são com clientes globais já atendidos pela companhia.
Lolli ainda disse que uma expansão que a Aeris tem promovido em suas instalações para atender o contrato com a Siemens Gamesa já foca também em novos negócios.
Ele afirmou que esses preparativos incluíram a compra de terrenos para aumentar a área ocupada pela empresa de 320 mil metros quadrados para mais de 1 milhão de m².
Pá eólica gigante de 80 metros para a Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – embarca no Porto do Pecém rumo a Europa
É impressionante o tamanho da pá eólica (ou hélices) fabricada pela Aeris Energy para a alemã Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas de energia eólica do mundo! O embarque da primeira unidade desse gigante — a maior pá eólica já produzida no hemisfério sul – contou com uma operação especializada. Os mais de 80 metros de comprimento exigiram o envolvimento de diversos profissionais, desde a fabricação até o transporte para o Porto do Pecém, no Ceará.
O recorde de embarque da pá eólica (ou hélices) gigante de 80,1 metros para a alemã Nordex é comemorado pelo Complexo portuário do Pecém, no Ceará, como o maior da história do Porto!
A pá eólica (ou hélices) tem mais do que o dobro das outras pás (34,57m cada) embarcadas no navio Trinitas, e já está a caminho da Europa, onde a pá passará por verificações técnicas, segundo a empresa administradora do Complexo.