Empresa promete ajudar a frear mudanças climáticas com instalação que irá capturar carbono da atmosfera
Para combater as mudanças climáticas, empresas do mundo todo estão buscando alternativas que auxiliem o meio ambiente a frear as mudanças climáticas. Hoje, grandes empresários bilionários, como Bill Gates e Elon Musk, estão investindo em novas tecnologias para reduzir as emissões de carbono.
Hoje, o mundo está se movimentando para criar e incentivar o desenvolvimento de tecnologias que prometem remover dióxido de carbono da atmosfera. Uma estação será aberta na Escócia, onde deve remover cerca de 1 milhão de toneladas da atmosfera anualmente.
A Instalação de captura direta de ar, o DAC, vai ser construída pela United Storegga Geotechnologies, do Reino Unido. A construção tem uma colaboração com a Carbon Engineering, empresa canadense especialista em captura de carbono.
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
-
China alterou a rotação da Terra com uma de suas obras — e não aprendeu a lição: agora quer uma ainda maior e gera tensão geopolítica
A instalação na Escócia vai ser a maior do mundo no setor, tendo a capacidade de extrair o equivalente a 1 milhão de toneladas de CO2 do ar, equivalente a 40 milhões de árvores em um ano. A expectativa é que o projeto esteja em pleno funcionamento em 2026.
Como funciona a instalação que ajudará o meio ambiente
A instalação funcionará com grandes ventiladores que irão puxar o ar que irá para um tanque cheio de líquido, para reter o dióxido de carbono. Depois disso, o carbono capturado será transformado em pelotas de carbonato de cálcio. As pelotas então são aquecidas e se decompõem em fluxo de CO2 ao lado do dióxido de cálcio.
A nova instalação de captura de carbono é mais uma ação que visa reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera. A UCS, União de Cientistas Preocupados, destaca que “para alcançar as emissões líquidas zero, é necessário fazer mais do que reduzir as emissões: é necessário remover o dióxido de carbono da atmosfera”.
O projeto incentivado por Bill Gates visa extrair o carbono da atmosfera e transformá-lo em rochas. Já outro projeto apoiado pela Universidade da Califórnia usa uma espécie de concha para extrair CO2 do oceano.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.