Após saída da Ford, Bahia vai buscar montadoras da China para investir no estado
Nesta segunda-feira (11) a Ford anunciou encerramento de suas atividades no Brasil devido ao baixo faturamento em 2020 na Bahia, Ceará e SP e agora estados pensam em buscar novos investidores na China. A empresa fechará as portas – por enquanto – apenas aqui no país, deixando temporariamente a unidade de Camaçari/BA em funcionamento. O governo baiano, por sua vez, já está tratando de providenciar um novo investidor para substituir a Ford no Estado.
Leia também
Investidores da China
Com a notícia, o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT) entrou em contato com a Embaixada da China no Brasil para tentar atrair empresários e investidores chineses que tenham interesse em tomar posse da enorme fábrica que fica localizada no município de Camaçari. O Estado também é conhecido por valorizar o ramo automotivo e não pretende perder o seu lugar no pódio.
Como atuará a Ford daqui por diante no país
A partir de agora, os modelos automotores que irão circular aqui no Brasil serão apenas os fabricados em polos industriais próximos de nosso país, como das fábricas da Argentina e do Uruguai. A decisão se deu após os dados da empresa registrarem marcos de decaimento na venda dos veículos, tanto populares, como de médio e grande porte. Mesmo os modelos mais simples, como o da linhagem Ford KA não obtiveram batimento das metas de venda esperadas.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Rui Costa, por sua vez, lamentou o fechamento da Ford no Brasil, mas não hesitou em cogitar a procura de novos investidores, pois isso dará início a um novo ciclo de geração de emprego e renda para o Estado, tendo em vista que, com a pandemia do novo coronavírus deixou um vasto índice de desemprego por todo país.
Como alternativa, o Governador do Estado da Bahia tem em mente criar um grupo de trabalho com a Federação das Indústrias da Bahia para discutir alternativas para a fábrica. Seu intuito visa continuar com o investimento no ramo automobilístico, mas não descarta outras opções, caso não encontre investidores para a fábrica.
CNN faz analise dos motivos aos quais levaram a Ford a deixar o País
“Devido a fatos ocorridos nos últimos anos, a montadora já estava pretendendo sair do Brasil…. Falta de investimentos, quedas nas vendas, restrições da pandemia e impostos altos tornou a situação no Brasil insustentável para a Ford. Vantagens de Fabricar na Argentina: Custo fixos da empresa e mão de obra são bem mais baixos na Argentina. Um carro fabricado no Brasil pode ter até 54,8% de taxa, ou seja, mais da metade dos lucros são impostos. A estratégia da Ford é focar em carros de grande porte e não fabricar mais populares.”