Ford, a gigante americana fabricante de automóveis, vende por 565 milhões de reais, fábrica em São Paulo

Flavia Marinho
por
-
05-11-2020 11:04:11
em Economia, Negócios e Política
Ford - Fábrica da gigante americana fabricante de automóveis – Ford, no ABC paulista, foi comprada pela construtora São José e fundo de investimentos FRAM

Fábrica da gigante americana fabricante de automóveis – Ford, no ABC paulista, foi comprada pela construtora São José e fundo de investimentos FRAM

No último sábado (31/10), a montadora norte-americana Ford, informou que concluiu a venda de sua fábrica em São Paulo para a empresa de construção civil e logística Construtora São José e para a gestora de ativos FRAM Capital. EMBARQUE IMEDIATO: multinacional contrata para vagas urgentes, em projeto offshore no Brasil

Leia também

Ford interrompeu em sua fábrica de São José, a produção de caminhões e veículos de passeio há mais de um ano. O acordo de compra e venda havia sido firmado em junho último com a Construtora São José e o fundo de investimentos FRAM Capital.

O valor da transação já era conhecido, R$ 565 milhões pela área de 1,072 milhão de metros quadrados. As empresas anunciaram o negócio em junho.

A antiga fábrica da Ford no ABC paulista, São Paulo, era responsável pela produção do Fiesta e de caminhões das linhas Cargo, F-4000 e F-350. A venda da unidade faz parte do plano de reestruturação global da companhia, com foco no desenvolvimento de SUVs e picapes.

No comunicado, a Ford diz que as duas empresas foram as que apresentaram a melhor alternativa para o local entre uma série de potenciais compradores. “Desde o início deste processo, demos prioridade para projetos que melhor atendessem as necessidades da região”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a FRAM Capital, empresas conceituadas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desenvolvimento de São Bernardo do Campo”.

Todo o processo de fechamento da fábrica foi bem conturbado. Com a possibilidade de perder centenas de vagas de emprego e causar um impacto na região, a prefeitura de São Bernardo do Campo e o governo do estado de São Paulo se uniram para procurar por clientes interessados na fábrica.

Um deles foi o Grupo Caoa, que pretendia montar modelos de uma nova marca chinesa no país, mas que acabou desistindo do negócio. Rumores diziam que outras empresas chinesas demonstraram interesse no complexo industrial.

Atualmente, toda a produção de veículos Ford no Brasil é feita em Camaçari (BA), na fábrica inaugurada em 2001 e que é responsável pelas linhas Ka (hatch e sedã) e EcoSport, além de motores. Além disso, a marca de origem norte-americana é dona da Troller, que fabrica o jipe T4 em Horizonte (CE).

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.