1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Montadora chinesa chega ao Brasil superando a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan, e lança o carro elétrico mais barato do país  
Tempo de leitura 3 min de leitura

Montadora chinesa chega ao Brasil superando a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan, e lança o carro elétrico mais barato do país  

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/10/2023 às 10:31
Gigante montadora chinesa chega ao Brasil superando a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan, e ainda lança o carro elétrico mais barato do país  
Foto: BYD/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A montadora chinesa, BYD, bate recorde de vendas com um dos carros elétricos mais baratos do Brasil e ultrapassa montadoras como FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan.

Em junho deste ano, após diversas tratativas com o Governo Federal e da Bahia e muitas especulações, a nova montadora chinesa, BYD, anunciou oficialmente que teria o que é o primeiro complexo para a produção de carros elétricos no país, prometendo ultrapassar grandes montadoras como FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan.

BYD já é a 4ª maior montadora do mundo

A chinesa BYD passou recentemente na frente de ninguém menos que a Ford no mês de agosto nas vendas globais de automóveis. A chinesa ficou em quarto lugar no ranking geral, perdendo por pouco para a Honda.

A segunda colocação ficou com a Volkswagen e a primeira com a Toyota. Segundo um levantamento divulgado pela TrendForcce, 5,55 milhões de carros novos foram vendidos no último mês nos 37 maiores mercados da indústria automotiva. A lista das 10 montadoras mais vendidas também inclui Hyundai, Ford, Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Confira abaixo a lista das 10 maiores fabricantes de carros de acordo com a TrendForce:

  1. Toyota – 9,80%
  2. Volkswagen – 6,50%
  3. Honda – 4,90%
  4. BYD – 4,80%
  5. Hyundai – 4,30%
  6. Ford – 4,20%
  7. Chevrolet – 4,00%
  8. Suzuki – 3,90%
  9. Kia – 3,50%
  10. Nissan – 3,30%

Para produzir seu carro elétrico barato, a maior montadora chinesa aproveitou a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, que na época ainda estava em negociação. Atualmente, há marcas como a BMW, Toyota e Caoa Chery que montam carros híbridos e híbridos leves no Brasil.

A multinacional BYD, entretanto, será pioneira ao realizar todos os processos de produção em solo nacional. Segundo dados, além de produzir os carros localmente, a empresa que ultrapassou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan também contará com outros dois complexos fabris: um focado na produção de caminhões e ônibus elétricos e outro focado no processamento de lítio e ferro-fosfato.

Montadora chinesa bate recorde de vendas com seu carro elétrico barato

Sua fábrica de processamento de lítio e ferro-fosfato será útil para a produção de baterias, que usam tais matérias primas. A montadora chinesa já havia anunciado investimentos na extração de lítio no Chile, então há uma chance que o elemento alcalino seja importado para a Europa e Oriente, aproveitando a estrutura portuária local.

A BYD quebrou o recorde de vendas de carros elétricos e híbridos em apenas um dia. A marca chinesa anunciou o emplacamento de 603 veículos elétricos em suas concessionárias pelo país. Da gama à venda, o BYD Dolphin foi o mais negociado, com 226 emplacamentos.

Em segundo lugar vem o Song Plus DM-i, com 208 unidades, e o sedan esportivo Seal, que teve 122 vendas. Sendo assim, a BYD ruma para a liderança do setor de elétricos no País. A montadora chinesa, que ultrapassou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan chamou a atenção no mercado com o preço do seu carro elétrico barato, o seu mais recente lançamento, BYD Dolphin. O elétrico chegou com preço de tabela de R$ 149.800, mais barato que os veículos comercializados por aqui.

Crescimento da BYD no mercado automotivo global

A BYD registrou um salto de 5% nas vendas globais se comparadas com o mês anterior. Com a expansão das vendas, a montadora chinesa superou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan em outro parâmetro: a participação de mercado global, agora respondendo por uma fatia de 4,8%, segundo a pesquisa.

O bom desempenho chama a atenção pelo fato da empresa comercializar apenas eletrificados enquanto as concorrentes ainda vendem modelos a combustão.

O mercado da China também passa por um período de baixa demanda e muita oferta. A Ford, em contrapartida, viu suas vendas caírem em 6,7%, o que foi suficiente para o resultado ser abaixo do esperado pela montadora.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos