A montadora chinesa, BYD, bate recorde de vendas com um dos carros elétricos mais baratos do Brasil e ultrapassa montadoras como FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan.
Em junho deste ano, após diversas tratativas com o Governo Federal e da Bahia e muitas especulações, a nova montadora chinesa, BYD, anunciou oficialmente que teria o que é o primeiro complexo para a produção de carros elétricos no país, prometendo ultrapassar grandes montadoras como FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan.
BYD já é a 4ª maior montadora do mundo
A chinesa BYD passou recentemente na frente de ninguém menos que a Ford no mês de agosto nas vendas globais de automóveis. A chinesa ficou em quarto lugar no ranking geral, perdendo por pouco para a Honda.
A segunda colocação ficou com a Volkswagen e a primeira com a Toyota. Segundo um levantamento divulgado pela TrendForcce, 5,55 milhões de carros novos foram vendidos no último mês nos 37 maiores mercados da indústria automotiva. A lista das 10 montadoras mais vendidas também inclui Hyundai, Ford, Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
Confira abaixo a lista das 10 maiores fabricantes de carros de acordo com a TrendForce:
- Toyota – 9,80%
- Volkswagen – 6,50%
- Honda – 4,90%
- BYD – 4,80%
- Hyundai – 4,30%
- Ford – 4,20%
- Chevrolet – 4,00%
- Suzuki – 3,90%
- Kia – 3,50%
- Nissan – 3,30%
Para produzir seu carro elétrico barato, a maior montadora chinesa aproveitou a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, que na época ainda estava em negociação. Atualmente, há marcas como a BMW, Toyota e Caoa Chery que montam carros híbridos e híbridos leves no Brasil.
A multinacional BYD, entretanto, será pioneira ao realizar todos os processos de produção em solo nacional. Segundo dados, além de produzir os carros localmente, a empresa que ultrapassou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan também contará com outros dois complexos fabris: um focado na produção de caminhões e ônibus elétricos e outro focado no processamento de lítio e ferro-fosfato.
Montadora chinesa bate recorde de vendas com seu carro elétrico barato
Sua fábrica de processamento de lítio e ferro-fosfato será útil para a produção de baterias, que usam tais matérias primas. A montadora chinesa já havia anunciado investimentos na extração de lítio no Chile, então há uma chance que o elemento alcalino seja importado para a Europa e Oriente, aproveitando a estrutura portuária local.
A BYD quebrou o recorde de vendas de carros elétricos e híbridos em apenas um dia. A marca chinesa anunciou o emplacamento de 603 veículos elétricos em suas concessionárias pelo país. Da gama à venda, o BYD Dolphin foi o mais negociado, com 226 emplacamentos.
Em segundo lugar vem o Song Plus DM-i, com 208 unidades, e o sedan esportivo Seal, que teve 122 vendas. Sendo assim, a BYD ruma para a liderança do setor de elétricos no País. A montadora chinesa, que ultrapassou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan chamou a atenção no mercado com o preço do seu carro elétrico barato, o seu mais recente lançamento, BYD Dolphin. O elétrico chegou com preço de tabela de R$ 149.800, mais barato que os veículos comercializados por aqui.
Crescimento da BYD no mercado automotivo global
A BYD registrou um salto de 5% nas vendas globais se comparadas com o mês anterior. Com a expansão das vendas, a montadora chinesa superou a FORD, Hyundai, Chevrolet e Nissan em outro parâmetro: a participação de mercado global, agora respondendo por uma fatia de 4,8%, segundo a pesquisa.
O bom desempenho chama a atenção pelo fato da empresa comercializar apenas eletrificados enquanto as concorrentes ainda vendem modelos a combustão.
O mercado da China também passa por um período de baixa demanda e muita oferta. A Ford, em contrapartida, viu suas vendas caírem em 6,7%, o que foi suficiente para o resultado ser abaixo do esperado pela montadora.