1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Descoberto depósito com ouro, cobre e prata a apenas 108 metros de profundidade na Argentina; área fica a menos de 3 km da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos e já atrai investimento bilionário
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Descoberto depósito com ouro, cobre e prata a apenas 108 metros de profundidade na Argentina; área fica a menos de 3 km da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos e já atrai investimento bilionário

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/05/2026 às 21:15
Atualizado em 21/05/2026 às 21:32
Mogotes Metals encontra ouro, cobre e prata a 108 metros na Argentina, perto da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos.
Mogotes Metals encontra ouro, cobre e prata a 108 metros na Argentina, perto da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A mineradora canadense Mogotes Metals anunciou a descoberta de uma faixa contínua de cobre, ouro e prata a partir de 108 metros de profundidade em San Juan, na Argentina, em terreno vizinho ao maior achado de cobre em áreas inexploradas dos últimos 30 anos.

A valorização do cobre nos mercados internacionais nos últimos anos reflete diretamente a antecipação da demanda futura, com investidores e países consumidores buscando garantir contratos de longo prazo junto a mineradoras que já tenham reservas identificadas e projetos em andamento em regiões geológicas comprovadas.

O anúncio da Mogotes Metals segue um padrão observado em outras descobertas da cordilheira andina, onde perfurações iniciais em profundidades rasas confirmam continuidade com sistemas minerais maiores conhecidos, padrão que historicamente precede rodadas de investimento mais expressivas e aceleração dos cronogramas de produção das empresas.

A mineradora canadense Mogotes Metals identificou uma faixa contínua de minerais valiosos a partir de 108 metros de profundidade no projeto Filo Sur, no distrito Vicuña, em San Juan, na Argentina, uma das regiões mais cobiçadas do setor global de mineração.

A profundidade de 108 metros, equivalente a um prédio de 30 andares, é considerada muito próxima à superfície no setor de mineração, o que reduz os custos de extração e eleva o retorno financeiro potencial do projeto para investidores.

O trecho mais rico identificou 86 metros de extensão contínua com teores de 0,7% de cobre, 0,55 gramas de ouro por tonelada e 2,7 gramas de prata por tonelada, concentração considerada expressiva pelos padrões do setor global de mineração.

Quanto maior a concentração de minerais e menor a profundidade, menores os custos operacionais de extração, o que eleva a margem de lucro e torna projetos como o Filo Sur mais atrativos para fundos especializados em recursos naturais.

O terreno da Mogotes Metals fica a menos de três quilômetros do Filo del Sol, o maior descobrimento de cobre em áreas inexploradas dos últimos 30 anos, proximidade que reflete a continuidade da mesma formação rochosa que gerou o depósito vizinho.

A mesma rocha que gerou o Filo del Sol atravessa o Filo Sur, o que levou a Mogotes Metals a concluir que os dois projetos fazem parte de um sistema mineral único e contínuo que percorre todo o distrito Vicuña nos Andes.

O distrito Vicuña e os bilhões já comprometidos

Mogotes Metals encontra ouro, cobre e prata a 108 metros na Argentina, perto da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos.
Mogotes Metals encontra ouro, cobre e prata a 108 metros na Argentina, perto da maior descoberta de cobre dos últimos 30 anos.

As gigantes BHP (australiana) e Lundin Mining (canadense) formaram a Vicuña Corp. para explorar a região e anunciaram em fevereiro de 2026 um plano de investimento de US$ 18 bilhões, com produção prevista para 2030.

Os recursos dos projetos Josemaría e Filo del Sol colocam o Vicuña entre os dez maiores depósitos de cobre do planeta, posição que ampliou a atenção internacional sobre os achados recentes da Mogotes Metals em terreno adjacente.

As projeções da Vicuña Corp. para os primeiros dez anos incluem 2,5 milhões de toneladas de cobre, além de 5,5 milhões de onças de ouro e 214 milhões de onças de prata — metais essenciais para energia limpa, painéis solares e eletrônicos em geral.

O cobre tornou-se peça central da transição energética global, com carros elétricos, painéis solares, turbinas eólicas e redes de distribuição elétrica dependendo de volumes crescentes do metal para funcionar em escala industrial, tornando seu abastecimento uma questão estratégica para governos e indústrias.

Segundo a Agência Internacional de Energia, a demanda por cobre pode dobrar até 2040 com a transição energética, cenário que torna depósitos como o Filo Sur ainda mais estratégicos para governos, indústrias e investidores que buscam acesso garantido ao metal.

A Mogotes Metals trabalha atualmente com quatro equipes de perfuração simultâneas no Filo Sur, com novos resultados esperados nas áreas denominadas Luz del Sol e Meseta, ainda sem dados publicados, o que mantém o interesse do mercado internacional aguardando as próximas divulgações da empresa.

O CEO Allen Sabet afirmou que os achados confirmam que o Filo Sur integra o mesmo sistema mineral do distrito Vicuña, e que apenas uma fração do terreno foi avaliada, indicando que o descoberto representa apenas o início do potencial total da área.

Para o mercado especializado em mineração, alta concentração mineral, baixa profundidade e proximidade com um dos maiores depósitos globais fazem do Filo Sur um dos projetos mais promissores anunciados na América do Sul nos últimos anos.

A América do Sul concentra as maiores reservas de minerais estratégicos do planeta, e o avanço de projetos como o Filo Sur em San Juan reforça a importância da cordilheira andina como fonte de matérias-primas para a economia global de baixo carbono.

Os grandes projetos mineradores extrapolam fronteiras, movimentando preços internacionais, atraindo bilhões em investimentos e gerando pressões sobre infraestrutura, mão de obra e cadeias de fornecimento que impactam o setor mineral em escala continental, inclusive no mercado brasileiro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x