1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mitos e verdades sobre o carro flex: entenda o que realmente influencia o desempenho e o consumo
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Mitos e verdades sobre o carro flex: entenda o que realmente influencia o desempenho e o consumo

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 03/11/2025 às 20:48
Mão de um motorista abastecendo um carro flex moderno com etanol em um posto de combustível, simbolizando os mitos e verdades sobre o uso de veículos bicombustíveis.
Motorista abastece veículo flex, representando as discussões sobre desempenho, consumo e funcionamento dos carros bicombustíveis no país.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Descubra as principais verdades e mentiras sobre o uso de carros flex, aditivos e hábitos comuns que afetam o desempenho e a segurança

O universo automotivo é repleto de crenças que, com o tempo, acabam sendo tratadas como verdades absolutas.
No entanto, muitos dos hábitos ainda seguidos por motoristas brasileiros são baseados em mitos. Essas crenças se repetem desde os anos 1990.

Segundo o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA, 2024), compreender o funcionamento dos veículos modernos é essencial para reduzir gastos e evitar danos mecânicos.

Carro flex: mito ou verdade?

Desde 2003, quando os primeiros veículos bicombustíveis foram lançados no Brasil, a tecnologia flex passou a permitir o uso de gasolina e etanol em qualquer proporção. Entretanto, há uma ressalva importante.

A central eletrônica precisa identificar o combustível para fazer o ajuste ideal. De acordo com a Anfavea (2024), em carros sem injeção direta, ainda é recomendável rodar alguns quilômetros após o abastecimento com etanol se o veículo estava usando gasolina.

Isso acontece porque o sensor de oxigênio demora um pouco para reconhecer o novo combustível. Em contrapartida, motores mais modernos com injeção direta ajustam-se imediatamente.

Esse ajuste ocorre graças ao sensor de linha instalado nos dutos de combustível.

Aditivos e desgaste das velas

Outro mito recorrente envolve o uso de aditivos. Gasolina comum pode, sim, exigir aditivos com detergentes e dispersantes, conforme orientação da Petrobras (2024).

Contudo, produtos conhecidos como “octane booster” — que prometem elevar a octanagem — só funcionam quando contêm óxido de ferro. Essa substância pode destruir velas e catalisadores, segundo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).

Aquecimento do motor pela manhã

Durante décadas, motoristas brasileiros acreditavam ser necessário “esquentar” o motor antes de sair. Esse hábito era válido até o início dos anos 1990, quando predominavam veículos carburados.

No entanto, desde a popularização da injeção eletrônica, essa prática se tornou inútil. A central do motor já regula automaticamente a mistura de combustível e ar.

É suficiente deixar o carro ligado por 20 a 30 segundos, conforme manual da Bosch Automotive Systems (2023).

Lombadas e quebra-molas: vilões dos veículos

Embora criados para reduzir a velocidade, muitos quebra-molas no Brasil não seguem as medidas regulamentadas pelo Contran (Resolução nº 600/2016).

Por isso, eles podem causar danos à suspensão e ao alinhamento. Além disso, a prática de passar em diagonal torce o monobloco e danifica componentes estruturais.

O ideal, segundo o Denatran (2024), é atravessar o obstáculo em linha reta, sem acionar o freio.

Carros usados e quilometragem alta

Há quem diga que veículos com alta quilometragem são ruins de negócio, mas especialistas em manutenção afirmam o contrário.

Um carro com 150 mil km e revisões em dia tende a ser mais confiável que outro com 50 mil km e manutenção negligenciada.

O Sindirepa-SP (2024) reforça que o histórico de revisões é mais importante que o número no hodômetro.

Dupla embreagem e o caso Ford Powershift

O câmbio de dupla embreagem é uma das tecnologias mais eficientes já criadas. Contudo, a reputação do sistema foi abalada entre 2013 e 2016 devido a falhas no câmbio Powershift da Ford.

Apesar disso, a tecnologia segue como referência em eficiência e desempenho quando bem projetada, conforme estudo da Society of Automotive Engineers (SAE, 2023).

Portas travadas e segurança

Embora muitos acreditem que travar as portas aumenta a segurança, especialistas da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA, 2024) alertam para o risco do bloqueio total.

O travamento pode dificultar o resgate em caso de acidente. Carros modernos possuem travamento automático com destravamento em colisões, o que torna o procedimento mais seguro.

Turbo e consumo de combustível

Por fim, há quem diga que motores turbo consomem mais combustível, mas essa é uma meia verdade.

Conforme a Volkswagen do Brasil (2024), o turbo aumenta a eficiência ao reaproveitar gases do escapamento. Isso reduz o consumo em condições normais.

Contudo, se o motorista mantiver acelerações intensas, o gasto de combustível realmente aumenta.

Reflexão final sobre os mitos automotivos

Assim, muitos conceitos que pareciam inquestionáveis foram superados pelo avanço tecnológico.
Separar mitos de fatos é essencial para prolongar a vida útil do carro e reduzir custos.

Será que você ainda acredita em alguma dessas “superstições” automotivas?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x