1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Ministro da Infraestrutura confirma: 49 licitações de ferrovias privadas em andamento, 12,9 mil quilômetros de novos trilhos e R$ 165 bilhões em investimentos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Ministro da Infraestrutura confirma: 49 licitações de ferrovias privadas em andamento, 12,9 mil quilômetros de novos trilhos e R$ 165 bilhões em investimentos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/12/2021 às 11:10
Fonte: portalmatogrosso.com.br

Já são 49 licitações de ferrovias privadas em andamento, o que envolve mais de R$ 165 bilhões em investimentos, informa o Ministro da Infraestrutura

O Ministério da Infraestrutra divulgou, nesta segunda-feira (20), atualizações sobre os números das ferrovias privadas. Até então, a privatização conta com 49 projetos e um orçamento de R$ 165,8 bilhões investidos. De acordo com o ministro da pasta, Tarcísio de Freitas, as concessões representam 12,9 mil quilômetros de novos trilhos.

Veja também:

O Governo Federal já autorizou a construção de nove dos 49 projetos de ferrovias privadas prevendo mais de R$ 50 bilhões em investimentos. As solicitações se baseiam no novo Marco Legal das Ferrovias, que autoriza que a construção de novos trilhos seja concretizada única e exclusivamente através da iniciativa privada.

“Nada mal para o País que em 150 anos fez 28 mil km de ferrovias, e metade praticamente operando”, afirmou Tarcísio.

Com o novo projeto, a construção de ferrovias voltará aos moldes do século XIX, quando eram construídas pelo setor privado e tiveram o seu primeiro grande “boom”. Com as novas malhas, espera-se que o transporte de cargas por meio de ferrovias alcance mais de 40% até 2035, diminuindo o custo da logística em cerca de 35% de acordo com o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O novo Marco Legal das Ferrovias

O novo Marco Legal das Ferrovias foi implantado através de uma medida provisória em agosto, liberando empresas privadas para construir novas malhas ferroviárias sem licitação. O marco prevê ainda a livre concorrência e a liberdade de preços, sem intromissão do Governo Federal no que diz respeito ás tarifas cobradas pelo transporte.

“Estamos vendo agora o início da revolução que vai nos tornar novamente um país ferroviário”, disse o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

“Não existe projeto nenhum na área de infraestrutura de transportes mais transformador do que esse”, afirmou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O modelo já impera em países como Estados unidos e Canadá e foi pensado com o objetivo de as empresas cumprirem suas próprias demandas, sem dependerem de terceiros para isso.

O PL das ferrovias aprovado é o projeto mais importante da história contemporânea do Brasil: o setor de transportes não ficará mais tão dependente da logística rodoviária

Muito se discutiu sobre o PL das ferrovias nos últimos dias. Não à toa. A proposta, muito antes de ser aprovada, já era considerada como o projeto logístico mais importante da história contemporânea brasileira.

Os motivos de sua importância são diversos. Basicamente deve modernizar o sistema ferroviário brasileiro, impulsionando a economia com a melhoria da cadeia logística que envolve a distribuição de produtos, principalmente do agronegócio.

Outra essência dessa melhoria é que a iniciativa privada terá mais liberdade para investir na construção de novas ferrovias e reformas das que se encontram hoje em desuso por falta de investimento ou acabamento. Confira esta matéria na íntegra, clicando aqui.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos