1. Início
  2. / Construção
  3. / Mineração brasileira lucra 9% a mais neste segundo semestre depois do retorno da china em suas negociações
Tempo de leitura 2 min de leitura

Mineração brasileira lucra 9% a mais neste segundo semestre depois do retorno da china em suas negociações

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/07/2020 às 12:41
Mineração no brasil - industria mineradora
Veículos de mineração

Indústria de mineração brasileira lucra 9% a mais no segundo trimestre com retomada da demanda da China

Na mineração a indústria mineradora foi consideravelmente afetado pela pandemia de Covid-19, com as piores repercussões esperadas para este ano; no entanto, há sinais de recuperação avançando na mineração brasileira. Desse modo, o governo chinês prometeu recentemente aumentar seus gastos com construção de infraestrutura para compensar o impacto da pandemia na economia do país, aumentando sua demanda por minério de ferro para fabricar aço para infraestrutura e outros projetos de construção.

Leia também:

Impacto no consumo da mineração brasileira

Inegavelmente, no que tange a indústria mineradora, o Covid-19 também teve um impacto significativo no consumo de minério de ferro, que caiu 2,8% para atingir 2,03 bilhões de toneladas em 2020; esta redução está ligada a menor atividade de construção.

Outrossim, especialistas em mineração indicam que a indústria da construção global foi seriamente afetada pelo vírus, com trabalhadores incapazes de voltar aos locais e graves interrupções na entrega dos principais materiais e equipamentos.

“De maneira mais geral, o setor será afetado pela interrupção generalizada esperada das atividades econômicas e uma provável queda nos investimentos. Juntamente com os projetos planejados – particularmente nos setores de edifícios comerciais e industriais – potencialmente sendo suspensos ou cancelados”, diz o especialista em economia.

Organizações parceiras esperam que os preços permaneçam altos pelo menos até o final do trimestre de setembro de 2020 e voltem à faixa de US $ 80 a US $ 90 por tonelada no próximo ano.

Segundo o instituto, o aumento se explica em decorrência da retomada da china depois de uma das piores fases da crise ocasionada pela pandemia no Brasil. A alta do dólar também pode ser considerado como um grande fator contribuinte.

“Espera-se que o minério de ferro seja comercializado em US $ 102,28 por tonelada métrica até o final deste trimestre. De acordo com os macro modelos globais da Trading Economics e as expectativas dos analistas e no futuro. Estimamos que seja comercializado em US $ 89,33 em 12 meses.”, afirmou a Trading Economics.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos