O projeto da Linha 22 Marrom, uma nova linha de metrô que conectará São Paulo a Cotia, está em andamento. Entenda o estágio atual deste importante empreendimento na mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo.
A expansão da rede metroviária de São Paulo tem como próximo grande passo a implementação da Linha 22 Marrom. Este projeto visa ligar a capital paulista ao município de Cotia, percorrendo um trajeto de 29 km com 19 estações planejadas.
Em maio de 2023, o Metrô de São Paulo contratou o consórcio Sista Prime para elaborar o anteprojeto de engenharia, arquitetura e geologia da Linha 22. O consórcio, formado pelas empresas Sista (ou Sistra) e Prime, tem um prazo de 35 meses para concluir este trabalho, estendendo-se até maio de 2026.
Próximas etapas
Após a conclusão do anteprojeto de engenharia, o Metrô de São Paulo contratará o projeto básico da linha. Prevê-se que esta fase comece em meados de 2026 e, considerando uma média de dois anos para sua realização, estima-se que os estudos essenciais da Linha 22 serão finalizados entre 2028 e 2029. Isso indica que o início das obras efetivas do projeto poderá ocorrer apenas no final da década ou no início da década de 2030.
-
Ferrovia volta a ser destaque no Brasil após aval do STF: projeto de R$ 25,2 bilhões promete economizar R$ 9 bilhões em fretes, transportar 50 milhões de toneladas por ano e transformar Sinop em potência logística do agronegócio.
-
Por que o operador de guindaste só pode obedecer ao sinaleiro certo na obra: entre dezenas de trabalhadores, uma mão erguida pela pessoa errada pode confundir a manobra e transformar uma carga de toneladas em risco imediato
-
O que muda com as novas regras do transporte público que pode reduzir a pressão sobre a passagem e abrir caminho para a tarifa zero no Brasil
-
Trens aposentados deixam trilhos europeus e viram toneladas de aço, alumínio e cobre em pátios de desmontagem onde a reciclagem supera 90%, mas baterias, compósitos e eletrônicos criam uma nova fronteira de resíduos ferroviários
Projeções futuras
Com base no andamento atual e nas etapas previstas, é possível prever que a Linha 22 Marrom poderá estar operacional somente em meados de 2040, se todos os processos ocorrerem conforme planejado. Este eixo metroviário, iniciando na estação Sumaré e passando por áreas como a USP, bairros de Osasco e seguindo o eixo da Raposo Tavares até Cotia, é uma adição significativa à infraestrutura de transporte da região.
A linha 22 é crucial para melhorar a mobilidade urbana entre São Paulo e Cotia, uma área com intenso fluxo de passageiros. Ao proporcionar uma alternativa rápida e eficiente de transporte, a linha aliviará o tráfego nas estradas e contribuirá para a redução da poluição.
Perspectiva oficial
O Metrô de São Paulo, até o momento, não estabeleceu um prazo oficial para a conclusão da Linha 22. Atualmente, a instituição está focada na elaboração do anteprojeto de engenharia e geologia, etapa crucial para o avanço do projeto.
Apesar do longo período previsto até a operação completa da Linha 22, é importante reconhecer os avanços na expansão da rede metroviária de São Paulo. Essa linha representa um importante marco no desenvolvimento da mobilidade urbana da região, prometendo melhorias significativas no transporte público e na qualidade de vida dos cidadãos.

