A participação dos produtos da agropecuária na economia brasileira e movimentação de cargas nos portos do Brasil tem elevação de mais de 16% só em 2019, e cresce para 21% nesse ano, em contrapartida das medidas de enfrentamento da pandemia do covid-19.
Os dados mostram que até o mês de outubro, a circulação de produtos da agropecuária atingira mais de 170 toneladas nos portos brasileiros e alavancaram a economia. No mesmo período, a movimentação de cargas nos portos brasileiros foi de mais de 80 milhões de toneladas. O estudo feito com base em dados da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mostra que cerca de 3,7 desse volume é maior que do que registrada no mesmo período, referente ao ano de 2019.
Leia também
Brasil tem total de 34 portos públicos e mais de 140 terminais de Uso Privado
O Brasil tem em posse mais de 30 portos públicos e mais de 140 terminais de uso privado (TUP), que são responsáveis pela movimentação marítima e fluvial, de mais de 80% das mercadorias consumidas no país, diariamente. De todas movimentações, cerca de 65,5% são realizadas nos TUPs e 34,5% nos portos organizados.
Dados do Boletim logístico mostram impacto em relação aos produtos do setor de agropecuária
Os dados do Boletim Logístico mostram impacto dos produtos do setor de agropecuária nas exportações do Brasil. Até o mês de outubro, o setor de agropecuária registrou uma elevação na economia acima do esperado, na balança comercial de cerca de US$ 75 bilhões: US% 85 bilhões em exportações e US$ 10,4 bilhões em importações.
-
Revelado o maior medo dos EUA na ‘guerra’ tarifária com o Brasil: avanço dos miúdos bovinos na Ásia desafia Trump e pode render até 6x mais que nos EUA, diz Abiec
-
A Embraer tem pedidos para 2026 e 2027, mas atrasos na entrega de fuselagens da Europa devem adiar a meta de 100 jatos anuais
-
FMI alerta que a economia dos EUA já mostra sinais de pressão, com emprego em queda e risco de inflação
-
Receita Federal adota novo sistema e inicia caça de aluguéis não declarados com base no CPF dos imóveis e cruzamento retroativo começa ainda em 2025
De acordo com o Ministério da Economia, no mês passado, as exportações no Brasil atingiram cerca de US% 210,7 bilhões, visto que a participação no setor do agronegócio poderia alcançar a metade desse total. O setor agropecuário vem sendo o único setor em atividade na economia do Brasil a crescer nesse período de pandemia.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.