Marinha encomenda lanchas blindadas ao estaleiro DGS Defense, especialista nesse tipo de embarcação e com histórico de fornecimento ás forças armadas
A 12ª edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD Defence & Security), começou na última terça-feira (02/04) e a Marinha do Brasil está aproveitando o evento para anunciar a encomenda de mais duas anchas de ação rápida com proteção balística ao estaleiro brasileiro DGS Defense.
As embarcações serão utilizadas no patrulhamento da baía de Todos os Santos e proximidades. Vale lembrar que no início de março deste ano a Marinha iniciou as operações com uma lancha deste tipo no Porto de Santos.
O contrato com o estaleiro DGS Defense, especialista nesse tipo de embarcação, será assinado pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o vice-almirante Marcelo Francisco Campos.
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
- Carrefour e Atacadão sofrerão boicote no Brasil? Governador propõe retaliação comercial ao Carrefour após declarações sobre carne do Mercosul
- Ford choca ao registrar patente para exibir anúncios nos alto-falantes e telas dos carros: publicidade na sua direção?
As lanchas rápidas, além da Baía de Todos os Santos, poderão patrulhar águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, composta pelos estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.
A estimativa é que as lanchas fiquem prontas 240 dias a partir da data de assinatura do contrato e segundo o almirante Campos, as embarcações “facilitarão a atuação com mais eficiência, o que permitirá que a sociedade conte com melhores serviços na área de segurança”.
O melhor projeto
Como o área de urisdição do Com2ºDN é composta de guas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras, as Embarcações
Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH) construídas pela empresa brasileira foi considerada a mais adequada.
As embarcações possuem baixo calado e casco reforçado dotado de resistência superior a impactos e ainda são resistentes à choque mecânico, à incrustação do casco, à necessidade de manutenção, e possuem maior tempo de garantia e maior durabilidade.
Outra grande vantagem das lanchas é que a blindagem das embarcações compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação, além do estaleiro possuir autorização do Exército Brasileiro para exercer atividades com blindagem.