1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Maior montadora de carros elétricos da China, Great Wall Motors quer abrir uma fábrica no Rio de Janeiro
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Maior montadora de carros elétricos da China, Great Wall Motors quer abrir uma fábrica no Rio de Janeiro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/04/2021 às 11:25
Atualizado em 24/10/2021 às 12:58
Carros elétricos - China - Rio de janeiro - Great Wall Motors (GWM)
Sede da Great Wall Motors na China – Fonte: Techradar

Com o objetivo de gerar novas vagas de emprego na região do Rio de janeiro, a gigante Great Wall Motors (GWM), da indústria de carros elétricos da China, pretende inaugurar a primeira unidade fabril

A maior montadora privada da China, a Great Wall Motors (GWM), entrou em contato na semana passada com autoridades brasileiras para fazer a instalação de uma fábrica de carros elétricos e utilitários leves no estado do Rio de Janeiro. Em 2011, a empresa chinesa já demonstrava interesse em vender seus carros elétricos no Rio de Janeiro. 10 anos depois, parece que o investimento vai evoluir.

Leia também

Segundo analistas de mercado, esse investimento será perfeito para o Rio de Janeiro, que foi fortemente impactado por falta de vagas de emprego. A Great Wall Motors pretende começar sua exportação de carros elétricos da China no próximo ano (2022).

Objetivo da Great Wall Motors com seus carros elétricos no Brasil

A Great Wall Motors está fazendo a análise dos mercados do estado do Rio de Janeiro, e só depois de concluir esses estudos é que a montadora da China vai definir o que acontecerá.

A empresa ainda não falou oficialmente sobre a fábrica do Rio de Janeiro, porém já fez contratos com executivos para a operação no Brasil, que terá início em 2022, isto é, a montadora da China pretende começar as operações importando seus carros elétricos para o país, porém ainda não se sabe quais serão os modelos que estão a caminho.

As novas tecnologias e estratégias da montadora líder na China

A GWM lançou em 15 de julho de 2019 a “estratégia inteligente GTO”, que se trata de um serviço de experiência centrado no carro elétrico, na mobilidade e vida úil. Essa estratégia ocorreu em parceria com 8 empresas: Alibaba, China Telecom, Baidu, Tencent, China Unicom, China Mobile, Qualcomm e Huawei.

A montadora da China, Great Wall Motors, sempre teve gosto por insistir em investimento excessivo. Ela possui diversos modelos de carros elétricos, como o Veículo Elétrico Hibrido Plug-In (PHEV), Veículo Elétrico a Bateria (BEV), Veiculo Elétrico de Célula de Combustível (FCEV). A Jovem Great Wall Motors, com 37 anos de história, já é considerada a maior fabricante do país, com especialidades voltadas para os SUV’s e picapes.

Hoje a GWM reúne a Great Wall, Haval, WEY e ORA. Em 2013 ela comprou a Haval, que tem como especialidade os SUV’s. Lançou o WEY, em 2017, e em seguida criou a ORA, em meados de 2018, sendo esta voltada para carros elétricos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos