Lula ganha eleição presidencial do Brasil e preço da gasolina e do diesel volta a subir nas bombas dos postos de combustíveis; abastecer com etanol se torna mais vantajoso
O preço médio do litro da gasolina, do diesel e do etanol vendido nos postos do país sobe consecutivamente após Lula ser eleito o novo presidente do Brasil e consumidor volta a sentir no bolso. Dados sobre os valores do combustível são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com a Agência, o preço médio do litro da gasolina subiu de R$ 4,98 para R$ 5,02 — alta de 0,8%. O valor máximo do combustível encontrado nos postos na semana passada foi de R$ 7,54.
O litro do etanol hidratado também subiu: passou de R$ 3,70 para R$ 3,79, um avanço de 2,43% na semana. Essa é a sexta alta seguida no preço do combustível, após cinco meses de queda. O valor mais alto encontrado pela agência foi de R$ 6,10.
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Já o diesel teve a segunda semana seguida de alta na margem. O preço médio do litro subiu de R$ 6,58 para R$ 6,59, alta de 0,15%. O valor mais alto encontrado nesta semana foi de R$ 8,52.
Fazendo as contas e considerando o consumo com etanol, que é cerca de 30% maior ante a gasolina, o combustível derivado da cana-de-açúcar hoje é a opção economicamente mais vantajosa em seis estados, contra quatro em setembro: Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, Os dados acima são da empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log, fornecidos com exclusividade à UOL Carros.
“Vale destacar que o etanol é capaz de reduzir consideravelmente as emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas. Por esse motivo, é o combustível ecologicamente mais viável para o abastecimento”, destaca Douglas Pina, diretor-geral da divisão de frota e mobilidade da Edenred Brasil – proprietária da Ticket Log.
Como é feito o cálculo?
A definição dos Estados onde o etanol é mais vantajoso tem como base o IPTL (Índice de Preços Ticket Log). O índice aponta o custo em reais por quilômetro rodado, levando em conta o preço médio do litro do combustível e o consumo médio – fixado em 8,5 km/l para o álcool e em 11,5 km/l para a gasolina.
Evidentemente, há variações, dependendo do veículo. É preciso considerar que o combustível de origem vegetal eleva o consumo em aproximadamente 30%, com variação para baixo ou para cima.
Por esse motivo, só vale a pena usar etanol quando a diferença no preço supera percentualmente a redução na autonomia.
Os preços da Petrobras ainda estão mais baratos em relação aos praticados no exterior.
As altas nos preços da gasolina e do diesel vendidos aos consumidores após o Lula ser eleito acontecem apesar de os combustíveis vendidos pela Petrobras às distribuidoras não sofrerem aumento desde junho.
A Petrobras tem como política de preços a Paridade de Preço Internacional (PPI). O modelo determina que a estatal cobre, ao vender combustíveis para as distribuidoras brasileiras, preços compatíveis com os que são praticados no exterior.
Segundo os últimos cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem média no preço do diesel está em 4% e, no da gasolina, 2%. Isso significa que os preços da Petrobras ainda estão mais baratos em relação aos praticados no exterior.