O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com investimentos em energia renovável representando mais de 80% da capacidade de geração de energia no mercado do país.
O país é o 9 º maior mercado consumidor e produtor de energia renovável do mundo, com uma estrutura regulatória e legal competitiva e bem estabelecida no setor de energia, com investimentos e contratos de compra de energia de longo prazo (mais de 20 anos), incentivos registrados e um equilíbrio entre propriedade estatal e privada iniciativas setoriais.
Leia também
Oportunidades no mercado de energia renovável brasileiro
As oportunidades na indústria de energia renovável no Brasil vão do Mercado Regulado, com modelo de leilões bem-sucedido, ao Mercado Livre, modelo corporativo crescente e flexível de sourcing, que hoje corresponde a 30% da demanda de energia do Brasil.
É esperado um aumento de 1.000 TWh no consumo de eletricidade, o que vai gerar a necessidade de US $ 150 bilhões em investimentos em energias renováveis até 2050.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Favorecido pelo tamanho do país, abundância de recursos, políticas favoráveis e segurança jurídica, o Brasil se destaca como o 1º da América Latina e o 3º do mundo em participação das renováveis na matriz energética.
Mais do que isso, o mercado de energia renovável do Brasil é massivo: o país, em termos de geração e demanda de energia, é também o maior player da América Latina e se posiciona entre os dez maiores do mundo.
Destaques do mercado
A energia renovável representa mais de 80% da capacidade de geração de eletricidade do país – a 2ª no mundo. Estima-se que a geração de eletricidade por fontes eólicas e solares fotovoltaicas aumente para 150 GW até 2040, representando 44% da matriz brasileira
A produção de etanol cresceu 17% em relação a 2017, atingindo 32,3 bilhões de litros em 2018, novo recorde de produção.
Registro de rastreamento de investimentos
O Brasil atraiu cerca de US $ 20 bilhões em IED para energias renováveis de 2009 a 2018. 1 st receptor de IED em energias renováveis na América Latina 2009-2018 – 35,2%. 3 rd receptor de IED em energias renováveis no mundo 2009-2018 – 11,6%. O Brasil deve somar US $ 150 bilhões em investimentos em renováveis até 2050