O Instituto Federal de Brasília – IFB está com centenas de vagas em cursos técnicos gratuitos. Há ofertas de cursos gratuitos em áreas como logística, edificações, marketing e muito mais!
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus está com inscrições abertas para diversos cursos técnicos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diferentes áreas. No total, são mais de 400 vagas em cursos gratuitos disponíveis para a comunidade, abrangendo desde línguas estrangeiras até cuidado com a saúde e mercado de capitais.
Lista de cursos técnicos gratuitos no Instituto Federal
Os cursos técnicos subsequentes abertos pelo Instituto Federal são os seguintes:
- Secretariado – IFB Campus São Sebastião;
- Logística – IFB Campus Gama;
- Eletromecânica e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – IFB Campus Taguatinga;
- Controle Ambiental – IFB Campus Samambaia;
- Subsequente em Panificação – IFB Campus Riacho Fundo;
- Técnico Subsequente em Administração e em Serviços Públicos – IFB Campus Brasília.
Já os cursos gratuitos PROEJA disponíveis são os seguintes:
- Administração – IFB Campus Gama;
- Meio Ambiente – IFB Campus Estrutural;
- Marketing – IFB Campus Brasília;
- Secretariado – IFB Campus São Sebastião;
- Artesanato – IFB Campus São Taguatinga;
- Produção de Áudio e Vídeo – IFB Campus São Recanto das Emas;
- Edificações – IFB Campus Samambaia.
O Instituto Federal Campus Planaltina está com inscrições abertas para cursos técnicos e superiores gratuitos. Entre os cursos gratuitos oferecidos estão:
- Quer fazer um curso na área da saúde DE GRAÇA? Santa Casa está com bolsas de graduação com até 100% para cursos gratuitos de biomedicina, nutrição e mais
- Quer fazer faculdade de graça em uma Universidade renomada? Mais de 6.000 vagas em cursos gratuitos de bacharelado, licenciatura e tecnologia como direito, engenharia e mais
- Cursos gratuitos e online (EAD) oferecido pelo Sebrae para dominar estratégias de inovação, exportações e finanças
- Quer estudar de graça na melhor universidade do Brasil? USP oferece 5 mil vagas para curso gratuito 100% online (EAD) para estudar no seu ritmo e se destacar no mercado digital
Curso FIC de Libras Básico para servidores: 25 vagas
Este curso visa possibilitar aos alunos contato com os aspectos linguísticos e as diferenças da Língua Portuguesa com a Língua de Sinais, auxiliando assim na assimilação de aspectos teóricos e práticos da Libras, resultando na compra de meios para realizar uma interação entre surdos e ouvintes.
Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia: 43 vagas
Visa ensinar como planejar, executar, monitorar, analisar e certificar sistemas de produção agroecológicos. Também planeja e executa atividades de manejo de sistemas de produção agroecológicas e do ambiente agrícola. Implanta sistemas de produção animal e vegetal.
Vantagens dos cursos técnicos
Se profissionalizar e ganhar destaque no mercado de trabalho não é algo fácil, visto que é um aperfeiçoamento contínuo que exige muita dedicação. A questão é ainda mais difícil se você já trabalha e não sabe como se qualificar.
O certificado comprova a conclusão do curso, os ensinamentos e habilidades comprovam a sua aptidão para atuar na área. Desta forma, ambos formam um conjunto que destaca o currículo na hora de procurar emprego ou mudar de profissão.
Os cursos técnicos são pontos de partida para a qualificação, oferecendo tanto aprendizado quanto contato com o mercado, uma conexão que constrói benefícios como: preparo do estudante nas atividades específicas da área, conhecimento do trabalho em menor tempo investido e imersão no mercado de trabalho, gerando experiência. Além de qualificar, o curso técnico é a opção mais próxima do mercado de trabalho, criando uma ponte entre o estudante e as empresas.
Sobre o Instituto Federal de Brasília
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é a casa que acolhe todos que procuram qualificação profissional e tecnológica no Distrito Federal.
É nesta instituição, com seus 10 campi e a reitoria, que o ensino profissional da unidade da federação, carinhosamente denominada de “quadradinho”, encontra embasamento para ser uma ferramenta estruturante para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da ciência e para o fomento à cultura e ao trabalho.
Inserindo-se na história de Brasília em 2008, o IFB segue os caminhos dos peixinhos e das tesourinhas tão características para a população formada por pessoas de vários cantos do país. Diante de uma diversidade tão forte, o IFB ajusta seus cursos gratuitos em eixos tecnológicos e observa a vocação econômica das regiões que atende.