Indústria do petróleo: Conheça a frota de ROV da Sistac, que presta serviços a Petrobras

Petróleo e a Sistac

Equipamentos subsea, que ajudam na extração do petróleo da Petrobras, não seriam tão eficientemente instalados senão existissem estes dispositivos

Na tecnológica indústria do petróleo, os ROVs são considerados os olhos dos operadores debaixo d’água e são equipamentos de essencial importância durante as instalações de dispositivos tais como: o BOP (Blowout preventer), âncoras de sucção e Árvores de Natal.
A Sistac é proprietária de uma das mais modernas fotas de ROVs do país, então leiam um pouco sobre ambos. Veja aqui, Governo prepara leilão do petróleo na Amazônia Azul !

A SISTAC Sistemas de Acesso é líder no segmento de inspeção, manutenção e reparo offshore na indústria de petróleo e gás no Brasil, através de acesso com Embarcações de apoio marítimo, Mergulhadores, Escaladores, Riggers e ROVs.
Vamos então conhecer um pouco mais sobre o ROVs, que são sistemas mais seguros e mais avançados tecnologicamente e que são usados para realizar e supervisionar a montagem de equipamentos de exploração e produção de petróleo em grandes profundidades

ROV (Sigla em Inglês para Veículo Operado Remotamente)

Esta é uma alternativa ao mergulho para inspeções visuais e de potencial eletroquímico em profundidade. Os ROVs são sistemas portáteis de videocâmara montados em um veículo submersível compacto, cujos movimentos são controlados remotamente por um operador na superfície por meio de cabo umbilical.

Com frota crescente de ROVs working class e inspection class, a SISTAC oferece opções econômicas, ágeis e versáteis para serviços submarinos.
O ROV permite mais economia e agilidade nas operações de mergulho, já que os serviços são executados com mais rapidez, sem a necessidade de mobilização de grande equipe e de vários equipamentos. (vejam o vídeo no final da matéria).

Serviços Disponibilizados pela Sistac: Apoio ao mergulho em inspeções submarinas; Monitoramento de operações submarinas; Surveys de arranjo físico, leito marinho, estruturas e atividades; Suporte à instalação e perfuração; Suporte à construção submarina; Inspeção, Manutenção e Reparo.

Especificação da frota SISTAC:

ATOM – Até 2.000m – Work Class (não superaquece em águas rasas)
TIGER 860 – Até 1.000m – Light Work Class
SEA EYE FALCON – Observation Class – até 300m
VIDEORAY PRO 4 – Observation Class – até 300m

Leia também ! Colombiana Ecopetrol compra 30% de Gato do Mato da Shell no pré-sal !

Curso de Salvatagem + HUET

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)