Incêndio atinge refinaria Revap da Petrobras em São Paulo

Revap Petrobras São Paulo

O incêndio na Revap — refinaria da Petrobras em São Paulo, ocorreu no reservatório de tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível

Neste domingo, 29, um incêndio no reservatório de contenção da Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobras, em São José dos Campos (SP), mobilizou 12 viaturas e 29 bombeiros entre a tarde e a noite. Em São Paulo, Método Potencial recruta em 22 funções para obras na Replan.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência às 15h35, o combustível que extravasou e permanecia no dique de contenção pegou fogo e a fumaça escura foi decorrente da queima desse material.

Por volta das 22h, os bombeiros informaram por meio de sua conta no Twitter que o fogo havia sido totalmente apagado e que não houve vítimas. A fumaça preta provocada pelas chamas assustou os moradores e atingiu cidades vizinhas.

O incêndio ocorreu no reservatório de tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível. As causas serão apuradas.

Ninguém ficou ferido. Moradores de cidades vizinhas como Jacareí, Caçapava e Taubaté também relataram ter visto a fumaça no céu. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há risco para a população.

Por nota, a Petrobras informou que o incêndio ocorre em reservatórios de tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível. Segundo a empresa, as brigadas da Revap, juntamente com os bombeiros, atuaram no combate.

A Petrobras informou neste dia, 30, que analisa as causas de um incêndio e que não houve qualquer impacto na produção da refinaria situada em São Paulo, em função do incêndio, pois a refinaria estava antes do fogo em parada programada para manutenção, acrescentou a Petrobras.

A Revap tem capacidade de processar 252.000 barris/dia, equivalente a 14% da produção nacional de derivados de petróleo, segundo informações do site da Petrobras.

A refinaria se destaca pela localização: está situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, com acesso aos principais centros consumidores: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e ao Porto de São Sebastião, no litoral norte Paulista.

O presidente do Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região, Rafael Prado, disse que a refinaria entrou em processo de parada na última quinta-feira.

Segundo ele, ocorreu um vazamento em um taque na sexta-feira, e as equipe investigam se há relação do incêndio de domingo com o primeiro incidente.

A Revap não está entre os ativos de refino que a Petrobras quer vender. A empresa busca vender 8 de suas 13 refinarias, mantendo unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Vaga offshore URGENTE para Técnico em Segurança do Trabalho neste dia 28 de setembro

Flavia Marinho

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.