Início IFMA abre inscrições em 800 vagas para cursos gratuitos na modalidade EAD com direito a certificado

IFMA abre inscrições em 800 vagas para cursos gratuitos na modalidade EAD com direito a certificado

29 de julho de 2022 às 12:34
Compartilhe
Siga-nos no Google News
IFMA - cursos EAD - vagas em cursos - cursos online gratuitos - certificados -
IFMA abre novas oportunidades em cursos EAD – imagem: IFMA/Divulgação

O IFMA está com inscrições abertas para cursos gratuitos online. Ao total são 800 vagas para as formações EAD de curta duração.

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas para cursos gratuitos online e EAD. No total, são 800 vagas para cursos gratuitos de Agente de Resíduos Sólidos, Gestão de Micro Empresas, Operador de Tratamento de Água e Efluentes e Espanhol avançado. As formações EAD disponibilizam ainda certificado de conclusão, sendo 200 vagas para cada oportunidade. 

Requisitos para participar dos cursos gratuitos online e EAD do IFMA

As aulas dos cursos gratuitos EAD do IFMA serão ministradas no Campus Avançado Carolina. Para concorrer, os interessados devem possuir ensino fundamental completo. Entretanto, para o curso de Espanhol Avançado, além do ensino fundamental é necessário possuir nível intermediário no idioma.

Artigos recomendados

As inscrições nos cursos com certificado do IFMA podem ser realizadas até o dia 31 de julho. Os interessados devem preencher um formulário com Nome Completo, E-mail, Data de Nascimento, Telefone e anexar arquivos como Cédula de identidade (frente e verso), título de Eleitor e Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, Comprovante de inscrição no CPF, caso o documento de identidade possuir o número do CPF, será necessário enviar apenas a identidade.

Também será necessário, no caso de homens maiores de 18 anos, enviar prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar, comprovante de escolaridade (serão aceitos documentos de titulação superior ao exigido), comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses (Serão aceitos conta de luz, conta de telefone, conta de água, conta de TV por assinatura, fatura de plano de saúde, fatura de cartão de crédito e boleto de condomínio).

O comprovante não precisa estar em nome do candidato, Certificado de Espanhol Intermediário para os candidatos ao curso de Espanhol Avançado e Foto 3×4 recente.

Processo seletivo do IFMA para ingressar nos cursos gratuitos online e EAD

Aos interessados, não haverá nenhuma prova, e o processo seletivo para os cursos gratuitos EAD do IFMA será realizado por meio da análise de documentos, por ordem de inscrição.

Essa análise será realizada por cada uma das coordenações dos cursos gratuitos online, Diretoria de Desenvolvimento Educacional e os Coordenadores de Cursos Técnicos.

Os candidatos poderão consultar o resultado no site, murais do IFMA Campus Avançado Carolina e redes sociais no dia 8 de agosto. Esse resultado é passível de recurso até o dia 9. A publicação do resultado acontecerá no dia 10 de agosto.

A matrícula deve ser realizada de forma online do dia 10 a 31 de agosto. Aqueles que não fizerem o procedimento, perderão a vaga e haverá convocação de candidatos excedentes. Os cursos gratuitos online com certificado acontecerão do dia 1º de setembro a 23 de dezembro. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Entretanto, há uma possibilidade da plataforma Google Meet ser utilizada em algumas aulas.

A carga horária dos cursos EAD varia de 80 a 200 horas, podendo o aluno se planejar para assistir às aulas quando for mais conveniente. As atividades propostas nas aulas possuem data para entrega que também é por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Conheça o IFMA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão é uma instituição pública de ensino que, com o passar dos anos, passou por várias mudanças no seu projeto educacional e recebeu várias denominações.

Surgiu como Escola de Aprendizes Artífices do Maranhão, a partir de um Decreto de 1909 para disponibilizar ensino profissional primário aos meninos desfavorecidos da fortuna.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes