Tecnologia híbrida Hyundai Kia avança com o novo sistema híbrido Hyundai, que combina motores híbridos 1.6 e 2.5 turbo e entrega potência de até 334 cv nos novos modelos.
O Hyundai Motor Group anunciou nesta semana um novo avanço em sua estratégia de eletrificação: o lançamento de um sistema híbrido de nova geração, capaz de integrar diferentes motores a combustão com dois propulsores elétricos. A novidade foi apresentada durante o evento técnico “Next-Gen Hybrid System Tech Day” e promete ampliar a eficiência energética e o desempenho de modelos eletrificados da Hyundai e da Kia, em diversas categorias, incluindo compactos, sedãs grandes e veículos de luxo.
A primeira aplicação será com dois motores turbo a gasolina — um de 1.6 litro e outro de 2.5 litros — com destaque para o sistema mais potente, que entrega até 334 cv de potência combinada e torque de 460 Nm. A nova plataforma híbrida está alinhada ao plano do grupo de expandir sua linha eletrificada com tecnologias modulares e mais econômicas.
Novo sistema híbrido Hyundai conta com dois motores elétricos e maior flexibilidade
O novo sistema híbrido Hyundai foi projetado com base em uma arquitetura que inclui dois motores elétricos, chamados de P1 e P2. O motor elétrico P1 atua em tarefas como partida do motor, geração de energia e suporte à propulsão em baixas velocidades. Já o motor elétrico P2 é responsável pela tração direta e pela frenagem regenerativa, otimizando o reaproveitamento de energia durante desacelerações.
-
VW Gol é o “queridinho” dos carros usados: carro da Volkswagen vende mais de 65 mil unidades em abril e tem preço médio abaixo de R$ 35 mil
-
Fiat Toro 2025 zero km por R$ 137 mil no Brasil: Descontos históricos de até R$ 30.000 para liquidar o estoque antes da versão 2026 chegar ao mercado para abalar as rivais Tarok e Montana
-
Flex, Híbrido, Plug-in ou Elétrico? Entenda as diferenças entre os tipos de motorização
-
Fiat Toro 2026: a nova picape híbrida que revoluciona o mercado com motor T270 Hybrid e câmbio e-DCT de 7 marchas
Segundo o Hyundai Motor Group, essa arquitetura permite compatibilidade com múltiplos motores a combustão, oferecendo uma faixa de potência entre 100 e 334 cavalos, além de permitir variações na tração e nos tipos de veículos, o que amplia a aplicabilidade da plataforma em diferentes segmentos.
A transmissão também foi atualizada para garantir maior conforto e eficiência no uso urbano e rodoviário. De acordo com os engenheiros da marca, o conjunto atinge um equilíbrio entre refinamento, performance e economia de combustível, com suporte para sistemas avançados de controle dinâmico.
Hyundai híbrido 2.5 turbo atinge 334 cv e promete consumo 45% mais eficiente
O destaque do novo sistema híbrido é o conjunto que une o motor 2.5 turbo a gasolina ao sistema elétrico, gerando uma potência combinada de 334 cv. O torque também foi ampliado, alcançando 460 Nm, com um ganho de 9% em relação ao motor 2.5 turbo convencional, segundo dados divulgados pela fabricante.
Além do aumento de desempenho, o novo sistema apresenta eficiência energética até 45% superior na comparação com o modelo apenas a combustão. A marca informou que essa eficiência é resultado de um conjunto de tecnologias integradas, que aproveitam o know-how acumulado em veículos elétricos.
Já o motor 1.6 turbo híbrido apresenta ganhos mais modestos, mas ainda significativos. A nova geração oferece 4% de melhoria no consumo e entrega 380 Nm de torque máximo, favorecendo a dirigibilidade e o desempenho em situações urbanas e rodoviárias.
Plataforma traz recursos inéditos para híbridos, como V2L e Modo Stay
Além da integração mecânica e elétrica, o novo sistema traz funções derivadas dos veículos 100% elétricos do grupo, como o Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar dispositivos externos com até 3,6 kW de potência, e o Modo Stay, que mantém recursos como ar-condicionado e sistema de som ligados mesmo com o motor desligado.
Essas funções, geralmente exclusivas de modelos elétricos, agora fazem parte da linha híbrida, ampliando o conforto e a funcionalidade dos veículos.
Outras inovações incluem a Frenagem Regenerativa Inteligente, que ajusta automaticamente o nível de regeneração com base nas condições de tráfego, e o Controle Preditivo Hierárquico, que gerencia o uso da bateria de forma mais eficiente durante a condução.
Nova geração terá versões com tração integral elétrica e tecnologias avançadas de estabilidade
O sistema também está preparado para ser integrado a tecnologias de tração integral elétrica (e-AWD), com a adição de um terceiro motor, o P4, no eixo traseiro. Essa configuração poderá incorporar sistemas como:
- e-VMC 2.0: controle eletrônico de torque e estabilidade;
- e-Handling 2.0: melhora da dinâmica de curvas;
- e-EHA 2.0: assistência em manobras evasivas;
- e-Ride 2.0: suavização de impactos em terrenos irregulares.
Esses recursos são projetados para proporcionar maior segurança, controle e conforto, sobretudo em modelos de porte médio ou grande, como SUVs e sedãs de luxo.
Hyundai e Genesis ampliarão linha de híbridos entre 2025 e 2026
O Hyundai Motor Group confirmou que irá expandir sua linha de trens de força híbridos de três para cinco configurações. A nova tecnologia será incorporada inicialmente no Hyundai Palisade híbrido, previsto para os próximos meses, com expansão para outros modelos de maior volume e também para a marca de luxo Genesis, que receberá versões eletrificadas até 2026.
Há ainda planos para o lançamento de sistemas híbridos com tração traseira, o que permitirá aplicação em sedãs e cupês de alto desempenho. A montadora aposta na diversificação para atender a diferentes mercados, priorizando regiões com metas ambientais mais rígidas e políticas de incentivo à eletrificação.
Estratégia reforça plano de eletrificação global do grupo Hyundai
O lançamento do novo sistema híbrido Hyundai faz parte do plano estratégico do grupo coreano para atingir neutralidade de carbono até 2045. A empresa tem investido em plataformas eletrificadas modulares, que permitem produção em escala e adaptação às normas regulatórias de diferentes países.
O grupo já comercializa veículos híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos em diversos mercados, mas a chegada da nova tecnologia marca uma evolução na eficiência e no desempenho dos modelos eletrificados.
Com a implementação gradual dessa nova geração, o Hyundai Motor Group pretende manter sua competitividade frente a rivais como Toyota, Honda e marcas chinesas que também ampliam seus portfólios eletrificados.