Multinacional Honda não fica nem um pouco satisfeita com a cópia da Biz 125 feita descaradamente pela Shineray do Brasil
A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, Shineray do Brasil, uma empresa em constante expansão no mercado brasileiro teve decretada, em 2ª instância na Justiça de São Paulo, a suspensão da produção, comercialização, exibição, distribuição, promoção e divulgação do modelo Shineray Ray 50, após a multinacional Honda entrar com um processo judicial alegando uma cópia descarada da Biz 125, ja que o veículo tem os mesmos traços do modelo fabricado e patenteado pela montadora japonesa.
Ainda não houve um julgamento final na ação iniciada em junho passado. A alegação da montadora chinesa em afirmar que “a Ray 50 e a Biz 125 são produtos diferentes, e possuem visual suficientemente distinto, de modo que podem coexistir no mercado”, não foram convincentes.
Os advogados da Shineray do Brasil alegaram que apenas um perito pode confirmar se há uma cópia do modelo da Honda, mas o relator do caso na 2º instância concordou com o argumento da montadora japonesa, de que a semelhança entre elas é perceptível para um cidadão comum, o que seria bastante para justificar a suspensão das vendas até a decisão final.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Shineray foi processada em 2017 pela montadora japonesa pelo mesmo motivo!
Não é a primeira vez que a montadora chinesa é processada pela Honda! Em 2017, a Shineray foi condenada em outra ação da Honda relativa a cópias de duas motos. Na época, a montadora chinesa foi impedida de vender os modelos Max 150 e Explorer 150, considerados reproduções de CG 150 Titan e NXR 150 Bros.
A Honda entrou com um processo contra a representante da Shineray no Brasil, BCI Brasil China Importadora e Distribuidora, em 2013. Apesar do processo, a montadora chinesa seguiu vendendo descaradamente.
Na época a justiça declarou um valor irrisório, pelo ‘crime’ cometido pela montadora chinesa. Shineray foi condenada a pagar apenas 63 mil reais à Honda – que alegou ter prejuízos milionários superiores a R$ 130 milhões desde 2011, quando as motos chinesas chegaram ao mercado brasileiro.
No Brasil, a Honda é proprietária de diversas patentes, todas registradas junto ao órgão governamental competente, incluindo o desenho industrial de motocicletas e suas peças. A fabricação, publicidade, oferta, montagem, distribuição e comercialização de produtos que violem estas patentes de Desenho Industrial constitui um grave descumprimento da legislação de propriedade intelectual vigente.
A empresa se empenha em proteger e fazer respeitar seus direitos, tomando, quando necessário, medidas legais cabíveis contra empresas ou indivíduos que desrespeitem a legislação e prejudiquem a marca e seus consumidores.”
por – motoo
Não é a primeira vez que os chineses criam clones, a Volkswagen também foi vítima da China e teve uma cópia elétrica do icônico Fusca fabricada e vendida descaradamente!
A multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisongeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW.