O heliporto do Porto do Açu tem o objetivo de atender o offshore das plataformas instaladas no Norte da Bacia de Campos e no Sul da Bacia do Espírito Santo.
As obras e operação do Heliporto do Porto do Açu foram suspensas pela Comarca de São João da Barra por falta de licenciamento ambiental. A decisão, foi assinada pelo juiz em exercício Glicerio de Angiolis Gaudard, em 18 de janeiro, atendendo a um pedido do Grupo de Defesa Ambiental (GDA), numa ação movida contra o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Aeropar Participações Aeroportuárias S.A., responsável pelo empreendimento.
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Destino do heliporto – ser público ou privado?
Quando o INEA concedeu a licença para a obra, o mesmo levou em consideração que o empreendimento é privado, o que o liberaria da apresentação de dois documentos: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Porém, no entendimento do magistrado, o heliporto será dedicado a voos offshore, “o que muito provavelmente mostrar-se-á incompatível com um aeródromo privado”. Neste caso, seria obrigatória a elaboração do EIA/RIMA. Partindo deste raciocínio, o juiz Glicerio Gaudard determinou a suspensão das obras e proibiu que o heliporto entre em operação até que se comprove sua real destinação.
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O Porto do Açu e, por meio de nota, disse que “cumpre integralmente todas as normas e legislações vigentes nas atividades do empreendimento. O Aeródromo Norte Fluminense é de responsabilidade do Grupo Aeropart, que iniciou suas obras somente após licença ambiental emitida pelo INEA”.
[quads id=2]Heliporto do Porto do Açu, em São João da Barra
Com as obras em fase de tratamento final e previsto para operar até o final do primeiro semestre de 2021, o Heliporto do Porto do Açu, em São João da Barra, possui uma área total de 210 mil m², com capacidade para pouso e decolagem de 20 aeronaves de grande porte com embarque e desembarque de 30 mil pessoas/mês.
O heliporto do Açu também foi projetado para ser uma das bases de embarque e desembarque de trabalhadores para as plataformas de produção de petróleo em alto-mar na Bacia de Campos.
Composto do que existe de mais avançado em infraestrutura, o Heliporto do Açu é um dos mais modernos do Brasil. Uma das vantagens do Açu é estar mais próximo da região petrolífera.
O empreendimento ainda tem o objetivo de atender ao apoio offshore das plataformas instaladas no Norte da Bacia de Campos e no Sul da Bacia do Espírito Santo.