Voltalia, um grupo internacional em energias renováveis, assinou um contrato de venda de energia solar de longo prazo com a Copel
A nova usina de energia solar da Copel de 260 MW estará localizada no parque brasileiro da Voltalia de Serra Branca, no estado do Rio Grande do Norte, a maior instalação eólica e de energia solar do mundo.
Leia também
- Braskem fecha contrato com multinacional francesa para compra de energia solar de complexo no Nordeste
- Construção de parque eólico no Rio Grande do Norte é acordado entre Voltalia e empresa japonesa
- Multinacional francesa vai instalar centro de operações de energia renovável no RN
“Graças a este contrato a Voltalia atinge 1,9 GW de projetos desenvolvidos com sucesso no nosso cluster Serra Branca. Este novo sucesso destaca a qualidade de nosso parque eólico e solar, que atrai concessionárias locais, bem como empresas internacionais que desejam obter energia limpa. Com 0,5 GW de potencial adicional em Serra Branca e o desenvolvimento de nosso novo parque de 1 GW em Canudos, junto com outros sites menores, somos um produtor líder de energia renovável no Brasil. Estou muito orgulhoso das equipas da Voltalia e agradeço o seu empenho, especialmente no presente contexto ”, comentou Sébastien Clerc, Presidente Executivo da Voltalia.
Usina de energia solar de 260 MW em parceria com a Copel
A Voltalia em parceria com a Copel construirá uma usina solar de 260 MW (SSM 3 a 6) e fornecerá também energia solar à Copel por meio de um contrato de 14 anos, a partir de 2023. Os projetos SSM 3 a 6 deverão ser comissionados no primeiro semestre de 2022, antes do início dos contratos de venda de energia de longo prazo, sendo a produção antecipada vendida em contrato de curto prazo já firmado com a Copel.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Algumas das obras de construção da usina de energia da Copel devem ocorrer ao mesmo tempo que a fazenda solar SSM 1 e 2. Ao reunir recursos para SSM 1 a 6, a Voltalia alcançará economias de escala significativas em todos os estágios, com a mesma equipe de O&M atendendo às duas usinas solares.
Energia Solar, uma fonte competitiva de energia
A energia limpa agora representa 0,5 GW nas instalações de 2,4 GW da Voltalia em Serra Branca, o maior parque eólico e de energia solar do mundo.
As duas fontes de energia são complementares, uma vez que o vento sopra principalmente à noite na Serra Branca. Este novo contrato com a Copel demonstra a atratividade e competitividade da energia solar cujo custo baixou consideravelmente: -82% entre 2010 e 2019 (fonte IRENA).
Hoje, a energia renovável representa 20% da capacidade instalada total da Voltalia. A Companhia pretende ampliar ainda mais essa tecnologia em suas três principais regiões, com 1 GW adicional de capacidade solar já contratado.