1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo Federal diz que é ‘inadmissível’ o aumento de 39% no gás natural da Petrobras e vai lutar para mudar o quadro
Tempo de leitura 4 min de leitura

Governo Federal diz que é ‘inadmissível’ o aumento de 39% no gás natural da Petrobras e vai lutar para mudar o quadro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/04/2021 às 18:15
Governo federal -Jair Bolsonaro o -Gás natural - Petrobras
Uniforme da Petrobras – Fonte: Google Reprodução/Foto: Julian
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Jair Bolsonaro reclamou dos preços altos de gás natural da Petrobras e afirmou que o Governo Federal irá lutar para mudar isso

Roberto Castello branco ouviu mais uma vez de Jair Bolsonaro sobre os preços do gás natural da Petrobras. O governo Federal afirmou que tomará as medidas cabíveis a fim de mudar a atual situação.

Leia também

“É inadmissível anunciar, o velho presidente ainda, um reajuste de 39% no gás. Inadmissível. Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil?”, questionou Jair Bolsonaro. “Não vou interferir. A imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar essa política de preços lá [na Petrobrás]”, finalizou.

YouTube Video
Fala de Bolsonaro sobre o ajuste de gás natural/ Fonte: O Poder 360.

Ex-presidente da Petrobras aumenta em 39% gás natural e Governo Federal retruca

O ex presidente (já demitido) da Petrobras autorizou o novo aumento no gás natural e  o atual presidente da republica classificou tal ação como inadmissível e relata que está trabalhando para aplicar mudanças na Estatal.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

“O que nós queremos é transparência. Vocês têm que saber quanto o governo federal arrecada de imposto em cada combustível e quanto os governadores arrecadam nos mesmos combustíveis”, afirmou o presidente. O projeto encaminhado deve entrar em pauta nos próximos 15 dias.

“Não pode toda vez que diminui o preço do combustível, na bomba, no final, ele [o preço] não diminuir. Isso não pode acontecer. Tenho certeza que vocês [se dirigindo aos deputados presentes no evento] votarão essa proposta. Que se chegue a um acordo. Que não seja único para os combustíveis em todo o Brasil, mas que seja um valor fixado em cada estado e cada governador se responsabilize, junto com o presidente, no valor cobrado de imposto de cada item”, concluiu Jair Bolsonaro.

Aumento do gás natural da Petrobras afeta ate mesmo os EUA

A estatal anunciou nesta segunda-feira que os preços de venda do gás natural aos comerciantes vão aumentar 39% em reais por m3 a partir de 1º de maio em relação ao trimestre anterior.

Em dólares americanos por milhão de Btu ($/MMBtu), o aumento será de 32%. Ressalte-se que, em meados de fevereiro, Bolsonaro demitiu Roberto Castello Branco, CEO da Petrobras, por considerar excessivos os reajustes de preços dos combustíveis.

No posto se manifestou o general Joaquim Silva e Luna, que foi dispensado do comando da Itaipu Binacional nesta quarta-feira. Outrossim, ate o presente momento ainda não foi aprovado pelos acionistas estaduais para o conselho de administração para ser eleito presidente da empresa.

Esclarecimento da Petrobras

A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor é determinado não só pelo preço de venda da empresa, mas também pelas margens da distribuidora (e, no caso do gás natural veicular, pelos postos de revenda) e por impostos federais e estaduais, um dos motivos da critica do atual presidente da republica Jair Bolsonaro.

Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelos órgãos reguladores estaduais, de acordo com a legislação e regulamentação específica.

Os investidores rejeitaram os últimos pronunciamentos do Bolsonaro sobre o funcionamento da maior empresa do Brasil, empurrando suas ações preferenciais e ordinárias para baixo 1,7% e 1,9%, respectivamente, no início do pregão de quinta-feira. . Às 11h10, horário local, eram duas das três ações com pior desempenho no índice mais amplo da Bovespa, que subia 0,1%.

Os comentários de Jair Bolsonaro na quarta-feira ajudaram a eliminar os ganhos nas ações preferenciais e ordinárias da Petrobras e eles fecharam a sessão virtualmente sem problemas. As ações preferenciais fecharam com queda de 0,08%. A venda continuou na quinta-feira.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos