MENU
Menu
Início Governo anuncia abertura de 2.821 mil vagas em concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais

Governo anuncia abertura de 2.821 mil vagas em concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais

5 de janeiro de 2023 às 18:16
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Governo anuncia abertura de 2.821 mil vagas em concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais
Foto: Agencia MG/Divulgação

O Governo de Minas Gerais anunciou a abertura do Concurso Público da Polícia Militar, que conta com 2.821 mil vagas abertas para CFO e CFSd com oportunidades para homens e mulheres.

O Governo de Minas Gerais, através da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) publicou na última sexta-feira (30) o edital de abertura de um novo Concurso Público, que visa preencher 2.821 vagas no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) para este ano. As vagas serão voltadas para as regiões de BH/RMBH, sendo considerados os Municípios integrantes da 1ª a 19ª RPM, sendo 2.538 vagas voltadas para homens e 283 para mulheres.

Requisitos exigidos para participação no concurso público da Polícia Militar

Entre os requisitos exigidos pela Polícia Militar em seu Concurso Público em Minas Gerais estão: ser brasileiro, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter nível superior de escolaridade, ter entre 18 e 30 anos, possuir CNH, no mínimo na categoria B, ter altura mínima de 1,60 m e aptidão física.

Artigos recomendados

O curso de formação está previsto para durar cerca de 9 meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações a depender do interesse público e da conveniência da administração.

A remuneração básica inicial para um Soldado de segunda classe, atualmente, é de R$ 4.360,83. A jornada acadêmica deste servidor será definida seguindo as Diretrizes de Educação da Polícia Militar (DEPM), pelos Regulamentos da EFSd e da APM, assim como pela respectiva matriz curricular. Após se formarem, a carga horária de atuação por semana será de 40 horas.

Inscrições no concurso público podem ser realizadas pela internet

Aqueles que tiverem interesse em se inscrever podem realizar sua inscrição apenas pela internet, através do site da PM-MG, de 1º a 30 de março deste ano. O valor da taxa de inscrição é de R$ 101. Também há a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento de 1º a 2 de março.

O processo seletivo acontecerá através de uma prova objetiva, que contará com conteúdos como língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, literatura e noções de língua inglesa, noções de direito e direitos humanos. 

A etapa das provas está prevista para ser aplicada nos municípios de Belo Horizonte, Uberaba, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberlândia, Governador Valadares, Patos de Minas, Ipatinga, Montes Claros, Curvelo, Unaí, Barbacena, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Poços de Caldas, na data provável de 7 de maio deste ano.

Além disso, os candidatos interessados no concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais ainda serão submetidos a avaliações psicológicas e exames de saúde, avaliação física militar (AFM), apenas para classificados e não eliminados na fase anterior. O processo terá validade de dois meses, podendo ser prorrogado apenas uma vez e por igual período, contados desde a data da homologação do resultado.

Vantagens de ser um soldado da Polícia Militar de Minas Gerais

Sem dúvidas, as vantagens de ser um policial militar é a principal pergunta que os futuros servidores fazem antes de decidir competir por uma vaga na corporação. Um dos principais benefícios é a estabilidade, tendo em vista que este profissional só pode ser desligado de sua função em caso de abertura de processo administrativo, provando uma infração incompatível com a profissão.

Fora isso, a garantia é de estabilidade após o estágio probatório. Aos soldados, caberá o exercício da missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e as atividades de preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas, assim como a aplicação da lei, sempre primando pela defesa da vida.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR