A previsão do lançamento do navio produtor de hidrogênio é para o ano de 2024, sendo parte do projeto Wind Hunter da empresa japonesa
A gigante japonesa Mitsui O.S.K Lines (MOL) vai empreender no ocidente, mais especificamente no Brasil. O projeto da vez é um navio, equipado com diversas velas rígidas, que produzirá hidrogênio. O empreendimento será lançado no ano de 2024 e faz parte do portfólio da empresa que busca aplicações para energia eólica e combustível a partir do hidrogênio.
Os navios utilizados no empreendimento da empresa japonesa vão ser equipados com velas rígidas e dobráveis, utilizadas em navios capazes de absorver energia dos ventos fortes que geram hidrogênio, de acordo com publicação do portal PetroNotícias.
Assim, com toda a tecnologia equipada, o navio não precisaria de abastecimento, sendo ele assistido com uma propulsão a vento juntamente com o hidrogênio produzido.
-
Efeito China: exportações recordes do Brasil geram alerta para o futuro da indústria nacional
-
Com R$ 3 bilhões e 540 hectares, megaprojeto nasce no RS para produzir 50 aeronaves anuais, abrigar centro de pesquisa, hangares, museu do avião a céu aberto e desenvolver o primeiro bimotor movido a etanol do mundo
-
Subsolo de uma igreja em MG produz cerveja há 130 anos ainda usando máquinas holandesas de 1907 e poucos sabem disso
-
China desafia limites e lança navio de luxo movido a gás natural com tecnologia 100% doméstica
CONHEÇA O PRIMEIRO NAVIO DO MUNDO MOVIDO A HIDROGÊNIO
Mais características do navio de hidrogênio
Além de todo o aparato de velas rígidas, o navio também vai possuir turbinas subaquáticas que vão gerar energia elétrica que seria utilizada para eletrolisar a água do mar e produzir hidrogênio. O armazenamento do hidrogênio será em um tanque na forma de metilciclohexano líquido (MCH).
Se caso os ventos estiverem fracos no momento da navegação, o navio poderia se utilizar do hidrogênio produzido para o abastecimento próprio e continuar navegando. O empreendimento está sendo pensado pela empresa japonesa para que o navio seja 100% autônomo, sem humanos a bordo, sendo controlado com tecnologia digital.
De acordo com a empresa japonesa: “Até 2030, esperamos construir um grande navio cargueiro produtor de hidrogênio com emissão zero. Ainda há muitos desafios a serem resolvidos, mas assumir desafios é o que fazemos na Mitsui O.S.K. Lines, e esta é uma jornada que traçará uma rota direta para o futuro”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.


Seja o primeiro a reagir!