A previsão do lançamento do navio produtor de hidrogênio é para o ano de 2024, sendo parte do projeto Wind Hunter da empresa japonesa
A gigante japonesa Mitsui O.S.K Lines (MOL) vai empreender no ocidente, mais especificamente no Brasil. O projeto da vez é um navio, equipado com diversas velas rígidas, que produzirá hidrogênio. O empreendimento será lançado no ano de 2024 e faz parte do portfólio da empresa que busca aplicações para energia eólica e combustível a partir do hidrogênio.
Os navios utilizados no empreendimento da empresa japonesa vão ser equipados com velas rígidas e dobráveis, utilizadas em navios capazes de absorver energia dos ventos fortes que geram hidrogênio, de acordo com publicação do portal PetroNotícias.
Assim, com toda a tecnologia equipada, o navio não precisaria de abastecimento, sendo ele assistido com uma propulsão a vento juntamente com o hidrogênio produzido.
-
Empresas brasileiras migram para o Paraguai em massa, atraídas por imposto único de 10%, mão de obra de baixo custo, energia barata e Lei de Maquila que reduz custos em até 40%
-
Honda anuncia investimento bilionário no Brasil: fábricas em Manaus ganham impulso e indústria se transforma
-
Brasil avança com energia eólica offshore e cria grupo de trabalho para destravar projetos, regular setor, atrair investimentos, gerar empregos e estimular transição energética
-
Indústria Naval recebe novos índices mínimos do CNPE para embarcações de apoio marítimo e regras claras de conteúdo local que fortalecem estaleiros brasileiros
CONHEÇA O PRIMEIRO NAVIO DO MUNDO MOVIDO A HIDROGÊNIO
Mais características do navio de hidrogênio
Além de todo o aparato de velas rígidas, o navio também vai possuir turbinas subaquáticas que vão gerar energia elétrica que seria utilizada para eletrolisar a água do mar e produzir hidrogênio. O armazenamento do hidrogênio será em um tanque na forma de metilciclohexano líquido (MCH).
Se caso os ventos estiverem fracos no momento da navegação, o navio poderia se utilizar do hidrogênio produzido para o abastecimento próprio e continuar navegando. O empreendimento está sendo pensado pela empresa japonesa para que o navio seja 100% autônomo, sem humanos a bordo, sendo controlado com tecnologia digital.
De acordo com a empresa japonesa: “Até 2030, esperamos construir um grande navio cargueiro produtor de hidrogênio com emissão zero. Ainda há muitos desafios a serem resolvidos, mas assumir desafios é o que fazemos na Mitsui O.S.K. Lines, e esta é uma jornada que traçará uma rota direta para o futuro”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.