GE Renewable inova e cria robô capaz de inspecionar turbinas hidrelétricas debaixo d’água

Roberta Souza
por
-
28-05-2021 17:53:39
em Economia, Negócios e Política
GE – robô - hidrelétricas Logo da GE/ Fonte: ICLG

O robô da GE, capaz de realizar inspeção subaquática em turbinas hidrelétricas, foi baseado em veículos operados remotamente (ROV), contendo sensores e câmeras

A GE Renewable Energy lançou um robô capaz de realizar inspeção subaquática de turbinas hidrelétricas, projetado para ser capaz de inspecionar áreas entre as pás rotativas de uma turbina. O robô, desenvolvido, projetado e testado com o GE Research Center, é baseado em veículos operados remotamente (ROV), equipados com sensores e câmeras, e pode inspecionar áreas de difícil acesso sem desidratar o equipamento. Veja ainda: GE Renewable Energy e Hitachi ABB Power Grids fecham acordo para redução de emissões de gases na indústria de transmissão elétrica

Sobre o novo robô da GE

Com o robô, a solução de avaliação de energia hidrelétrica reduzirá custos, riscos de inspeção e tempo de interrupção em 95%. A solução de inspeção inovadora da GE Renewable Energy avalia a integridade de uma turbina hidrelétrica em algumas horas, com um nível de qualidade semelhante a uma inspeção visual sem água. Esse novo robô de inspeção ajudará os clientes a melhorar a flexibilidade e disponibilidade de suas usinas hidrelétricas.

A GE ainda ressalta que essa nova metodologia de avaliação de condições permite inspeções sob demanda e de alta qualidade, com resultados comparáveis ​​à inspeção visual a seco, sem que a equipe de serviços entre em um espaço confinado da turbina.

O projeto personalizado do ROV é capaz de inspecionar entre as lâminas rotativas de uma turbina, em aberturas de menos de 200 mm. O produto foi projetado para detectar erosão, cavitação, corrosão, marcas de impacto e presença de corpos estranhos. Os especialistas, então, revisam as informações em tempo real para garantir a inspeção adequada de todas as superfícies críticas. As imagens de vídeo também são gravadas para análise posterior, se necessário.

Robô da GE/ Fonte: Water Power Magazine

Testes do robô capaz de realizar inspeção em turbinas de hidrelétricas

O processo de validação do robô da GE foi realizado em cinco usinas hidrelétricas no Canadá. Prateleiras de lixo, portões de entrada, turbinas verticais e horizontais e portões jusantes foram inspecionados com sucesso. A inserção de uma câmera de 360 ​​graus entre as lâminas dos corredores permitiu que as equipes inspecionassem visualmente o distribuidor, o corredor e o tubo de sucção.

Roberta Galli, Líder de Serviços Hidrelétricos, diz que os avanços na tecnologia de ROVs subaquáticos foram tremendos nos últimos anos. Como seu uso está se espalhando, progressivamente, na indústria de energia das hidrelétricas. Galli ressalta que queriam acelerar sua implantação com a solução de avaliação de condição subaquática de ponta.

Pascal Radue, presidente e CEO da GE’s Hydro Solutions, disse que o setor de energia das hidrelétricas é impulsionado pela necessidade de mais flexibilidade e disponibilidade. Segundo ele, os clientes estão em busca de novas soluções para melhor gerenciar suas fábricas e responder com eficiência às flutuações de oferta e demanda. Pascal concluí dizendo que é por isso que eles se esforçam para manter o tempo de inatividade dos ativos dos clientes o mais baixo possível e que este robô ajudará a atender essas expectativas.

Robô da GE/ Fonte: Water Power Magazine

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos