Multinacional Volkswagen não fica nem um pouco satisfeita com a cópia elétrica do Fusca feita descaradamente pelo Great Wall Motors
A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisongeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado na época de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW. Mesmo após essa grande polêmica anunciada por nós do Click Petróleo e Gás em abril deste ano, a montadora chinesa está firme na decisão de lançar o clone do icônico Fusca, o antigo Punk Cat.
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Batizado agora de Ballet Cat, o clone elétrico do icônico Fusca da Volkswagen será mostrado com mais detalhes no Salão do Automóvel de Chengdu, que acontece no próximo dia 29 de agosto.
Ao observar as imagens, percebe-se que ele traz linhas muito parecidas com o Fusca – para não dizer que copiou descaradamente – isso sem contar a parte interna, equipada com volante e acabamento semelhantes ao velho bizouro. O diferencial, além de todo o pacote de equipamentos, que deve ser robusto, é a motorização elétrica, já confirmada pela Great Wall.
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Apesar da pegada retrô, o interior do Ballet Cat oferece tela de multimídia e console central em balanço. Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.
Volkswagen pretende tomar medidas jurídicas contra o Ballet Cat
Se chegar ao mercado, porém, o “Fusca elétrico” chinês deve enfrentar problemas de ordem jurídica. Isso porque a Volkswagen já considera investigar se há plágio no desenvolvimento do projeto desde a aparição de um outro clone de Fusca, o Punk Cat, revelado pela Great Wall em abril no Salão do Automóvel de Xangai, e que tem aparência mais semelhante ao Fusca moderno, que teve sua produção encerrada em 2019, na Alemanha.
Não espere ver um Fusca como esse pelo preço de um modelo elétrico da JAC Motors, por exemplo. O automóvel custará caro, mas nas regras chinesas, não devem passar de 300.000 yuans ou R$ 244,9 mil, o teto para subsídios de carros elétricos por lá.
Mesmo modelos que buscam rivalizar com a Tesla, como o ET7 da NIO, os preços começam abaixo desse patamar. Você compraria esse Fusca elétrico da Great Wall?
Não é a primeira vez que os chineses criam clones
Como se não bastasse, outra montadora chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi, será que vai dar “pano para manga”? Ao contrário do modelo original fabricado pela montadora alemã Volkswagen, que o chifre era frontal e mais proeminente e na parte de trás o nuematic de ajuda travava externamente, localizado bem no centro. O SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2, conforme pode ser visto abaixo.
O clone da icônica Kombi tem quase 5 metros de comprimento e acrescenta a possibilidade de elevar a altura do interior através do conceito de teto removível, como foi feito na antiga VW Kombi equipada pela Westfalia. Porque quando se tratava de copiar, os chineses o completavam.
Seu motor é híbrido e é dado por um propulsor elétrico e outro turbocompressor de 1,5 litros turbinado, com o qual atinge uma potência combinada de 320 cv, com um alcance de 550 km (segundo o fabricante).
Essa “belezura” não é barata para bolsos ocidentais: tem um preço de 288 mil yuan (cerca de R$ 45 mil), e as primeiras entregas desse modelo serão feitas em 2022.
A Volkswagen não foi a única “refém” dos chineses, a montadora SongSang Motors também clonou na cara de pau o Chevrolet Corvette de primeira geração
Não é a primeira vez que a SongSang Motors se arrisca em uma cópia, no ano passado ela revelou no Beijing Motor Show o modelo SS Dolphin que é descaradamente uma cópia do Chevrolet Corvette de primeira geração.
Muitos viram como uma espécie de homenagem, trazendo para esta época um modelo icônico, mas com motorização elétrica.